quinta-feira, 14 de maio de 2009

A ELOQUENCIA DA JUSTIÇA

A história bíblica das duas mães que disputavam a criança.

A sábia intervenção do Rei Salomão

Narrador - Num trono de marfim, de púrpura vestido, por doutores da lei e escribas assistido, na gloria de seu reino, o sábio Salomão julgava com poder, sua grande nação.
(Enquanto o narrador ocultamente fala, abre-se o palco e aparece o rei Salomão, sentado no seu trono e ricamente vestido. Cercado de doutores da lei e de militares, todos vestidos segundo o costume daépoca.)
Narrador - As suas decisões no governo do povo, as leis fundamentais de um direito mais mais novo, a eloqüência sem par dos provérbios ditados, os editos reais, tão bem apropriados, e os cantos de amor refletos de poesia e os conselhos de amigos, e a alta filosofia, da justiça com que dava as suas sentenças, e o esplendor do seu reino, e as riquezas imensas, enchiam de prestigio e fama universal. O reino de Israel,soberano sem igual. Sabedoras do que o rei julgava com justiça, um dia, duas mães que se achavam em liça, por causa de um menino, ao sábio foram levadas. A difícil questão que fazia supor, que ambas tinham direito a mesma pretensão, pois cada qual possuía idêntica razão...
(Enquanto o narrador fala esta ultima estrofe, duas mulheres vem entrando e uma delas trazendo nos braços um bebê, dirigem-se para a frente do trono do rei e enquanto caminham em direção ao trono, as duas devem estar gesticulando com se estivesses discutindo entre si.)
Narrado: uma delas falou:
1a. Mulher - Senhor, esta mulher mora comigo, Então numa noite qualquer, ele teve um filhinho, alguns dias depois, tive um filho também, dormíamos com os dois na mesma cama e a noite o seu filho morreu, por que ela sobre o mesmo exausta, adormeceu. Mas quando despertou e viu o sucedido, ao seu lado deitou o meu filho adormecido. E comigo deixou o seu filho morto: Em pranto, fiquei a lastimar... Examinando, entretanto, o cadáver, notei que era o seu filho, ao passo que o meu, Senhor, dormia em seus braços...
Narrador - Mas a outra protestou
2a. Mulher - Este aqui é o meu filho, o dela é o que morreu.
Rei - Não seja isso o empecilho. Soldado!
Soldado - Pronto Senhor!
Rei - Trazei-me em demora um facão bem afiado!(o soldado sai e volta imediatamente trazendo um facão bem afiado)
Rei - Divida o menino ao meio e de uma metade para cada uma das mães!...Narrador - E com pervecidade uma falou:
2a.Mulher - Pois bem não será nem meu nem teu. Tomai, dividi-o Senhor!(entrega o bebe ao soldado)
Narrador - E a corte extremecia (nesta hora os circunstantes do rei se estremece fazendo gestos de apavorados).
1a. Mulher - não o mateis Senhor. Serei mais infeliz. Vendo o morto que olhando-o, assim cheio de vida, nos braços de outra mãe, mesmo desta homicida. É perversa mulher, por isso, dai-lo a ela... Não o mateis...
Narrador - É extraordinária e bela, prosta-se ante o rei, num pranto convulsivo; Mas no íntimo, feliz, por ver seu vivo... (enquanto o narrado fala essas palavras a primeira mulher vai caindo de joelhos, em pranto perante o rei.)
fonte:www.teatrocristao.net

Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695