terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Parábola do Semeador
































Texto: Mateus 13:1-23






Jesus usava parábolas para transmitir às multidões verdades que queria ensinar. Empregava figuras de linguagem, uma história terrena, simples, para ilustrar verdades divinas e profundas.

A parábola do semeador tem ensinamentos que ajudarão a identificar quatro tipos de corações que ouvem a palavra e as características de cada um deles. A qual tipo de solo assemelha-se o seu coração?

O próprio Senhor Jesus assevera a necessidade de compreendermos esta parábola, pois, se lhe ignorarmos o sentido, talvez nosso coração assemelhe-se a um dos três primeiros solos descritos: “então, lhes perguntou: não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?” Mc 4.13.
Os evangelhos sinópticos (Mt 13:1-23; Mc 4:1-20; Lu 8:4-15) nos dão uma leitura complementar, permitindo melhor compreensão do que o Senhor queria ensinar. Assim, usaremos os textos de Mateus, e entre parênteses os textos dos outros dois evangelhos.

Quatro tipos de solos:
“eis que o semeador saiu a semear... à beira do caminho, foi pisada, e as aves do céu a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso (sobre a pedra), onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se (por falta de umidade). Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram (com ela) e a sufocaram (e não deu fruto). Outra, enfim, caiu em boa terra (cresceu e produziu) e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. Dizendo isto, clamou: quem tem ouvidos para ouvir, ouça.”

Porém, nem todos eram aptos para compreender-lhes o significado, pois isso era privilégio dos discípulos, os que estavam junto dele e lhe perguntavam e Ele lhes tinha dado o poder de conhecer os mistérios do reino dos céus. Pois aos demais o significado espiritual do que lhes falava permanecia oculto, assim como nos dias de hoje. Muitos são os homens e mulheres cultos, de muito conhecimento secular, que até conhecem os textos da Bíblia, mas cujo sentido espiritual lhes é totalmente oculto e nada sabem ou crêem a respeito da Salvação e vida eterna contidas em suas páginas.

Este é o sentido da parábola: O Semeador é todo homem, mulher ou criança que prega a Palavra, a semente é a Palavra de Deus e os solos são os ouvintes e os tipos de corações com suas características.
1. A beira do caminho
“a todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno (satanás, diabo) e arrebata o que lhes foi semeado no coração (para não suceder que, crendo, sejam salvos). Este é o que foi semeado à beira do caminho”.

Corresponde ao tipo de coração incrédulo
Caracteriza as pessoas que nunca foram regeneradas e continuam sendo escravas do maligno, entregues à sua própria justiça, egocêntricas, dominados pelos seus pensamentos (eu acho, mas..., não é bem assim...).

A literatura que lêem merece maior crédito do que a Bíblia. Estão mais preocupados com o que diz a psicologia acerca do comportamento humano, criação de filhos etc. Deleitam-se com programas de TV, com as amizades mundanas, priorizam a cultura secular.

São os incrédulos. O mundo inteiro jaz no maligno e trabalha ferozmente para desmerecer, desmentir a fé simples e pura do evangelho.

2. O solo rochoso
“o que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração (crêem apenas por algum tempo); em lhe chegando a angústia ou a perseguição (na hora da provação) por causa da palavra, logo se escandaliza (se desviam).

Corresponde ao tipo de coração religioso
Caracteriza as pessoas que um dia ouviu a Palavra e fez uma profissão de fé e por algum tempo esteve no meio do povo de Deus. Mas não têm raiz si mesmos, crêem apenas por algum tempo. Sua fé está depositada na igreja, no pastor, nos irmãos, na liturgia, na comunhão com outros crentes, em experiências emocionais.

Esse coração recusa crer na Bíblia como a infalível Palavra de Deus, revelada sobrenaturalmente. Aceitam-na ou rejeitam de acordo com as suas conveniências: santificação, união, amor. Não ocorreu realmente uma regeneração, uma conversão verdadeira, mas tão somente reformas superficiais.

Desviam-se quando passam por sofrimentos pessoais, quando sofrem perseguição por causa do evangelho ou até por decepções com o comportamento de outros crentes (costumam se ofender, melindrar por causa de um erro). Por não obedecerem à Palavra estão constantemente envolvidos em murmurações, falatórios maliciosos, intrigas, contendas, causando mal testemunho na Igreja, em seus lares, trabalho.

São os tão decantados crentes desviados. Nunca foram crentes. Muitos precisam continuar ouvindo a Palavra e ser objeto das orações dos santos, para que Deus tenha misericórdia de suas almas e um dia cheguem ao pleno conhecimento da Verdade.

3. Entre os espinhos
“o que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas (as demais ambições e deleites da vida) sufocam a palavra, e fica infrutífera (os seus frutos não chegam a amadurecer)”.

Corresponde ao tipo de coração mundano:
Caracteriza aquelas pessoas religiosas cujos corações são sufocados pelos desejos carnais. É uma pessoa não regenerada que procura demonstrar uma aparência de piedade, mas não consegue dominar o próprio coração, posto que nunca deixou os cuidados do mundo – está constantemente imaginando, cogitando, aplicando a atenção e o pensamento neste assunto.

Seu coração é fascinado pelas riquezas – estas o subjugam como um encantamento é irresistível, e sedutor. Essa pessoa possui um desejo forte de alcançar bens materiais ou que satisfaçam o amor próprio.

Ela vai estar mais interessada em usufruir o que a vida mundana tem para oferecer – cultura, música, roupas etc. O que é mais terrível é que são esses corações que estão dentro das Igrejas promovendo a apostasia, os desvios doutrinários, à vergonha do evangelho.

Alguns até chegam a dar fruto por um tempo, mas os seus frutos nunca amadurecerão.

4. Em boa terra
“mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende (recebem de bom e reto coração, retêm a palavra); este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um”.

Corresponde ao tipo de coração do crente:
Caracteriza uma pessoa que tem um coração regenerado. Viveu a experiência do novo nascimento. Recebe a Palavra como realmente é: divinamente inspirada. Retém a Palavra e medita em seus ensinamentos. A Bíblia é preciosa para sua vida, pois de fé em fé vai conformando a sua imagem à de Cristo, transformando suas atitudes para com o mundo incrédulo.

Compreende a vida cristã progressivamente, através do crescimento espiritual. Persevera, continua, sofre as aflições, as provações olhando para Cristo (Hb 12).

Que grupo caracteriza o seu tipo de coração? Se você se identificou com o coração religioso ou mundano, aproxime-se de Cristo com sinceridade, peça o perdão de seus pecados e receberá a Salvação (Jo 3:16). Mas, se a Palavra já encontrou o bom solo de seu coração, que o nosso Deus seja glorificado com a sua vida.

Amém!
Fonte: BLH
NOBEC – Contação de Histórias
www.nobecrecife.blogspot.com
nobecrecife@yahoo.com.br
81-34540695 / 88610695 / 88887301

AULA PARA O MATERNAL.





ESTRELA AZUL

Base bíblica: Mateus 2: 10 -11 “ Quando viram a estrela, eles ficaram alegres e felizes. Entraram na casa e encontraram o menino , com Maria a sua mãe. Então o adoraram”.

ESTRELA AZUL
Era uma vez uma estrelinha muito prosa, toda orgulhosa no céu por ser uma estrela.
...até que um dia, alguém fingindo-se amigo, roubou-lhe uma ponta dourada.

Cheia de revolta, batendo as mãozinhas, "pelo desaforo! (dizia a chorar). Uma estrela que perde uma ponta não é mais estrela, não vou mais brilhar e pronto!”

E a pobre estrelinha, assim mutilada, criou um problema na constelação.
“Antipática, só pensando em si, ela pensa que o mundo inteiro tem culpa dela ter perdido a pontinha”. Tagarelou uma outra.

"Ninguém gosta de mim! (gemia fazendo cara de coitadinha). Só porque perdi minha ponta dourada! E, enxugando uma lágrima comprida, a estrelinha, infeliz da vida, tornou-se resmungona e mal educada.

Ela passou a ser um problema para o mundo porque as noites iam ficar mais escura e foi uma tristeza para toda a constelação (time de estrelas). Todos fizeram de tudo para convencer a estrelinha voltar a brilhar, mas nenhum resultado.

Até que chegou a estrela Dulce. Uma velha estrela mas muito sábia e à estrelinha machucada ela aconselhou: “- Ainda és estrela, pois tens quatro pontas, torna bem brilhantes as outras que Deus te deixou.”

Ok. Prometo que vou sair para deixar a noite mais bonita, mas não quero ir pra nenhuma festa, porque ainda me sinto feia sem a minha pontinha. Vou procurar um lugar bem escondidinho e escuro assim poderei ajudar alguns bichinhos que gostam de comer a noite.

E a estrelinha começou a andar, andar, só pensando em ser útil para alguém afinal essa deve ser o pensamento de todas as estrelas. Ela esqueceu a sua dor, pois o que importava mesmo era iluminar o caminho para alguém.
De repente ela achou uma casinha pobre lá no campo bem longe da cidade e resolveu parar por lá. Mal sabia ela que naquela casinha junto dos bois e das ovelhinhas um lindo bebezinho estava nascendo, um verdadeiro príncipe. E ao vê-lo lá de cima ela pensou; “Todo príncipe precisa de uma estrela por perto. Assim eu preciso continuar brilhando ainda mais para que todos venham ver o príncipe que Deus nos deu.. A estrelinha nem notou que sua cor mudou para azul brilhante, uma cor linda e alegre como um riso de criança afinal ela era agora uma estrelinha de natal.

Adaptada por Zil Mendonça.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Alunas NOBEC 2010 - Curso Contação de Histórias e Evangelismo Infantil 2010







Formatura NOBEC 2010 dia 18 de dezembro - Catedral Bom Samaritano em Boa Viagem






Ideias do Blog A Criança no Coração de Deus


Visuais de Jacó e Raquel para colorir







Oração: Como Ensinar Crianças a Orar

Oração
Autor Desconhecido

Objetivo: Ensinar suas crianças a orar com mais facilidade e naturaliade. Como orar? Que palavras utilizar?

Leitura Bíblica: Romanos 8:26-27
Você vai precisar de Bíblias para as crianças. Leiam em voz alta o texto de Romanos 8:26-27

Então peça às crianças que contem momentos em que tiveram dificuldades em saber como (ou o que) orar.

Divida o grupo em duplas.
Diga a elas que esta passagem nos ajuda a entender que nós sempre podemos orar, mesmo que não saibamos o que dizer. Peça então que cada um diga a sua dupla alguma coisa que o está preocupando. Quem ouviu, então, coloca esta preocupação numa oração (pode ser apenas uma frase - ex.: se o primiro disse que tem uma prova difícil na escola, o segundo pode orar algo como "Querido Deus, ajude o João a entender o que ele está estudando, e lhe dê calma no momento da prova. Amém").
Depois invertem-se os papéis.
Quando as duplas terminaram de orar, pergunte como se sentiram, se acharam fácil orar assim, o que eles podem fazer quando estão inseguros sobre que palavras usar e como orar, etc..

Encerre com oração - cada um do grupo deve orar por alguma outra pessoa - pode ser do próprio grupo ou outros conhecidos, família, etc..
Você também pode pedir que cada um escreva seu nome e uma preocupação num papel. Depois as crianças sorteiam entre si os papéis e durante a semana devem orar pela pessoa e preocupação cujo nome está no papel.


fonte: escoladominical.net

Bichos da Bíblia - O camelo e a agulha



(Leve a gravura de um camelo ou um camelo de borracha, e a figura de um dromedário e uma agulha de bordar com fundo grande)
Esse é um ______________? Muito bem é um camelo. E seu nome é Andarilho, porque ele pode andar muitos quilometros, até 100km sem se cansar, sem comer e sem beber água.
Andarilho come folhas e galinhos verdes das plantas e quando bebe água, bebe 120 litros; é um tanque de água para ele sozinho. Por isso que Andarilho pode passar dias sem beber água.
E porque Andarilho não precisa de beber água todos os dias, seu dono aproveita para viajar pelo deserto montado nele. Vocês sabem que no deserto nào há nenhuma gota de água, não é mesmo? Mas Andarilho não se incomoda com isto, pois ele não sente sede.
Andarilho tem duas montanhas nas costas, que se chamam bossas ou corcovas. Os dromedários (mostre a figura) são da mesma família dos camelos, porém tem uma coisa diferente. Sabem o que é? Isso mesmo. Ele só tem uma bossa ou corcova.
Sabiam que lá na região onde Andarilho e os outros camelos vivem, as pessoas tomam leite de camela e comem sua carne também.?
Mas o dono de Andarilho gosta muito dele porque é um animal bastante forte e pode carregar muitas coisas em suas duas corcovas, bem como no meio delas. Ele pode até mesmo levar sua mudança ali, como: barraca, cadeira, mesa, roupas, panelas, além do próprio dono.
Eu creio que Jesus conhecia Andarilho. Acho até que Jesus o estava observando, quando chegava de viagem com seu dono. Eles pararam perto do portão de uma cidade e Jesus falou alguma coisa sobre o camelo Andarilho.
E sabe o que Jesus disse? Ele falou: “e mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no céu.”(Mateus 19:24)
Você acha que um camelo com Andarilho passa pelo fundo de uma agulha? Eu acho que não, porque ele chega a medir 2 m de altura. Vamos chamar o irmão (chame o homem mais alto da igreja) e Andarilho é mais alto que ele. Você acha que o irmão (nome) consegue passar pelo buraco desta agulha?
Será que Jesus não quer os ricos no céu? Não, claro que não!
Quando Jesus falou sobre o buraco de uma agulha estava se referindo a uma porta mui pequena que se encontrava ao lado da porta principal do muro da cidade. Quando o sol descia no horizonte, essa porta grande com duas partes, deveria ser fechada por várias pessoas, pois era mui pesada. Caso algum viajante chegasse tarde, essa porta não poderia mais ser aberta. Vocês imaginam por quê. Era muito complicado! Mas era aberta a agulha, que era a porta menor. Só imaginemos o pobre camelo tentando passar por essa porta tão pequena! Às vezes, conseguia, porém quão díficil era!
Assim comparou Jesus o difícil que pode resultar às pessoas que tem muito dinheiro e estão tão ocupadas, cuidando dele, que não lhe sobra tempo para ler a Bíblia, ir à igreja louvar a Deus e orar.
As crianças também podem investir melhor o seu tempo. Isto quer dizer que devemos passar menos tempo brincando, assistindo televisão, vendo filmes, jogando games, conversando ou brincando na INTERNET.
Peçamos a Jesus que nos ajude a amar as coisas celestiais; coisas importantes como: histórias da Bíblia, igreja, liçào da Escola Dominical e jamais descuidar da oração. Oremos.


fonte: advir.com/historiasbiblicas/
Adaptado por: Blog A criança no coração de Deus

Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695