sábado, 5 de junho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

RECAPITULAÇÃO - COMO FAZER

























Use este recurso de recapitulação em sua sala de aula. Use os 4 ultimos versículos com a criança e observe se ela conseguiu memorizar todos. É muito divertido. Você pode usar a seta em direção do versículo solicitado e pedir para que os alunos recitem o mesmo.
MOLDE DE FAZER:
1. Imprima o molda da roda e da seta
2. Use bailarina
3. Papel cartão e cola
4. Conatcte
5. Durex
6. Tirinhas feitas no computador com as referencias do versículo
7. Tesura e furador
MODO DE FAZER:
1. Cole a roda em papel cartão, passar o contacte e recortar
2. Com o furador faça um furo na seta e na roda
3. Fixe a bailarina no furo
4. Cole as faixas com os versículos dentro das divisões da roda e pode girar livremente
Serão momentos de muito aprendizado para as crianças de sua salinha.
Boa sorte
Tia Val




COMO ACALMAR A TURMA


•Há dias em que as crianças estão com a corda toda. Para esses dias inventei a técnica dos cartões (como juiz de futebol).

Cada cartão de uma cor simboliza uma ação. Exemplos:

cartão azul = ESTÁTUA
cartão amarel o= DAR UMA GARGALHADA
cartão vermelho = PARE
cartão preto = ABAIXAR
cartão rosa = VOZ "INVISÍVEL" (SEM SOM)
cartão branco= DAR UM ABRAÇO

Na sala temos um cartaz com essas legendas.
Funciona muito bem. Podemos exemplificar: estamos andando em fila de repente levanto o cartão azul, imediatamente todos ficam estátuas. É maravilhoso, eles adoram e ficam mais calmos. Espero que este exemplo possam auxíliar vocês também.

•Vocês poderão escolher os comandos.

Fonte: Tia Mary, adaptado

quarta-feira, 2 de junho de 2010

IDÉIAS CRIATIVAS PARA CONTAR HISTÓRIAS BIBLICAS


Homem da mão ressequida (Mt 12:9-13):
Usar luvas cirúrgicas para simbolizar o homem que tinha a mão ressequida. Mostrar a luva vazia representando o homem antes da cura. E encher a luva para demonstrar a cura realizada por Jesus. É interessante dar uma luva para cada criança.

Pragas do Egito – Rãs, Gafanhotos (Ex 8:6, 10:14):
Utilizar desenhos de sapos coloridos e espalhar por toda a sala. Depois que contar a história pedir que eles procurem os sapinhos. Quem achar primeiro ganha um prêmio. Ainda podem-se utilizar vários insetos de borracha.

Maná (Ex 16:31):
Levar pão e mel ou pão de mel para as crianças verificarem como era gostoso o alimento que Deus mandou do céu para o seu povo. Para representar as codornizes pode levar salgadinho de frango (tipo fandangos ou batata frita com sabor).

Povo no deserto – Águas amargas e doces (Ex 15:23-25):
Para representar a água amarga se tornando doce, pode levar água tônica sem gás (vai ficar com um gosto ruim), e dar um copinho de café com essa água para cada criança tomar. É interessante que todas as crianças tomem essa água de uma vez, para verem o gosto ruim que a água tinha.
Em seguida, dar água mineral para elas beberem e perceberem o milagre feito por Deus para seu povo.

Elaborado por Sandra Cristina de Oliveira Soares

JESUS TRANSFORMA ÁGUA EM VINHO

Texto Bíblico: João 2.1-11

Prezado professor, o objetivo desta lição é fazer com que as crianças aprendam que precisamos recorrer a Jesus nos momentos de necessidade.

• Faça uma recapitulação da aula anterior. Pergunte qual foi a palavra-chave estudada e qual o versículo aprendido.

• A palavra-chave da aula de hoje é “CONFIAR”. Então, durante o decorrer da aula repita a frase: “Você pode confiar em Jesus.

Para refletir

• “Na época de Jesus, os casamentos eram festas que duravam uma semana inteira. Os banquetes eram preparados para muitos convidados, e a semana poderia ser gasta celebrando a nova vida matrimonial do casal. Muitas vezes a cidade era convidada, todos podiam comparecer; era considerado um insulto recusar o convite para um casamento. Para acomodar muitas pessoas, era necessário um cuidadoso planejamento. Acabar o vinho era algo mais do que embaraçoso; um fato como este representava uma grave falta em relação às regras de hospitalidade. Jesus estava prestes a suprir uma necessidade altamente emergencial”
Durante a festa, houve acabou o vinho. Jesus estava na festa, Ele era o convidado mais importante naquele momento. O vinho acabou! E agora! Será que sairam para comprar mais vinho? Será que conseguiram emprestado? Não!
Maria, sua mãe falou: Jesus acabou o vinho! Você pode fazer alguma coisa? O que vocês acham que Jesus respndeu? POSSO ou NÃO POSSO...
Jesus como um bom filho, atendeu o pedido de Maria. Maria pediu para que os empregados da casa fizessem tudo o que Jesus mandasse. Sabe crianças... Jesus pediu que os empregados enchessem os potes e eles fizeram tudo direitinho como Jesus mandou.
Crianças aconteceu o primeiro milagre de Jesus. Os potes que estavam cheios de água foram transformados em potes com vinho novo e muito bom. Jesus é maravilhoso! Transformou a água em vinho e todos se alegraram.
Jesus também transforma outras coisas, Ele é Poderoso. Pode transformar até o coração do menino e da menina quando ele diz SIM para Jesus. Jesus é muito bom!

---------------------------------------------------------------------------------
• Professor, “tanto as crianças do maternal como as do jardim gostam de contar as historias que ouviram. Sempre que possível, você deve dar à criança a oportunidade de recontar a história contada na classe, deixando-a manusear os visuais” (Marta Doreto).

Regras Práticas para os Professores

Como Deus projetou a criança?

O ministério com crianças demanda um entendimento das necessidades por faixa etária. Precisamos considerar as necessidades das crianças quando ensinamos a Palavra de Deus.

Uma criança precisa de amor

• Seja agradável. Chame a criança pelo nome;
• Toque, abrace, afague para transmitir amor;
• Ouça quando a criança falar;
• Fique ao nível dos olhos das crianças;
• Com frequência faça elogios ou dê incentivos especificamente;

Uma criança precisa se sentir segura

• Seja positivo;
• Seja coerente na disciplina;
• Empregue atividades conhecidas pelas crianças;
• Direcione a conversa ao constante cuidado de Deus;

Uma criança precisa se sentir aceita

• Permita que as crianças escolham as atividades;
• Aceite as crianças mesmo que elas tenham sentimentos negativos;
• Aceite a criança mesmo que você não consiga aceitar o comportamento dela;
• Direcione a conversa ao amor de Deus pela criança;
Extraído e adaptado do livro: Manual de Ensino para o Educador Cristão, CPAD

• Atividade Manual

Para reforçar o ensino da lição, sugerimos que as crianças encenem a história bíblica.

Não esqueça de enviar para casa o versículo aprendido em sala de aula.

PARÁBOLA – AS DUAS CASAS



Certo dia, Jesus contou uma estória sobre duas casas bem bonitinhas, muito parecidas, construídas na beira do mar.
De longe ninguém percebia nem de perto era fácil perceber a diferença entre as casas...
A diferença entre essas duas casas é que uma foi construída sobre uma rocha, uma pedra firme, bem segura... A outra foi feita na areia bem macia e fofa.
Duas casinhas tão bonitas, na beira do mar...
Um dia, veio uma chuva muito forte; um temporal... Com muitos raios, trovões. Caiu muita água...
Mas logo, o vento começou a acalmar, a chuva foi diminuindo, e o céu foi clareando novamente.
Mas, e as casas? Vejam só! Uma caiu, e a outra ficou firme. Qual será que foi levada para o mar?
A casa construída na pedra não caiu.Mas a que estava na areia... no primeiro ventinho, se partiu!

Jesus contou esta história. Sabem o que ele queria dizer?

Que assim acontece com a gente também. Quem escuta a boa notícia que é o Reino de Deus, mas não muda sua vida, não faz a vida mudar, é como aquele que constrói a casa na areia, uma casa que cai fácil; é uma pessoa sem juízo...
Mas quem constrói a vida em uma rocha firme, que é Deus, agüenta firme os problemas, tem força para lutar, continuar... Quem tem Deus como fundamento é como aquele que construiu a casa sobre a rocha: é sábio!

Oração final: Querido Deus, dá-nos sabedoria para sermos como o homem que construiu a casa sobre a rocha. Pedimos também que sejas o fundamento de nossas vidas, amparando-nos para não cairmos por causa de qualquer ventinho. Amém!

terça-feira, 1 de junho de 2010

ENSINO Á CRIANÇA SALVA





Se existe maior alegria para o professor de crianças que o de ganhar suas crianças para Cristo, é ver em suas vidas as evidências da regeneração e verificar que elas estão crescendo espiritualmente.

A responsabilidade do professor não termina quando seu aluno aceita Cristo como seu Salvador; pelo contrário, ela aumenta, o "bebe em Cristo" necessita de um cuidado todo especial.

O apostolo Paulo escreveu aos seus filhos da fé, em Galatas 4:19 "meus filhos, porque de novo sofro as dores de parto até ser Cristo formado formado em vós". O crescimento espiritual virá através do conhecimento da Palavra de Deus, o "genuino leite espiritual" (I Pedro 2.2).

A criança salva deve aprender a aplicar à Palavra de Deus as suas proprias experiências e necessidades diárias. O primeiro ensino a criança que aceita a Cristo deve ser: A CERTEZA DE SALVAÇÃO.

  • Todo o recem-nascido na familia de Deus necessita saber que seus pecados estão perdoados e que agora ele é filho de Deus (I Joao 5:11,12 - João 5:24 - Ap 3:20 - Heb 13:5b e outros) O professor deve pedir direção de Deus quanto ao versículo que será usado na ministração.

  • A criança deve aprender que ela não precisa atender a outros convites relacionados a entrega de sua vida ao Senhor Jesus, pois ela já o fez. Já tem a salvação em Cristo.

  • Se a criança continuar a levantar sua mão cada vez que o apelo for feito, o professor deverá conversar com ela para saber se ela entendeu o passo que ela deu em direção a Cristo.

  • A criança precisa sentir o amor de Deus em sua vida, jamais ter dúvidas.
HISTORIAS QUE DEVEMOS MINISTRAR APÓS A DECISÃO DA CRIANÇA POR CRISTO

Amor de Deus

Céu

Nova Criatura

Serviço - Mordomia

A Vida de Jesus

A Vida Cristã

outros


PACIÊNCIA

"LANÇA O TEU PÃO SOBRE AS ÁGUAS, PORQUE DEPOIS DE MUITO DIAS O ACHARÁS ( EC 11:1)
Não devemos contar com o premio imediato para todo o bem que fizermos; nem devemos tampouco limitar os nossos esforços aos lugares e as pessoas que parecem dar-nos uma recompensa pelos nossos trabalhos. O egípcio deita a sua semente sobre as águas dos Nilo, o que talvez nos pareça um desperdício completo do trigo. Todavia à seu tempo, a inundação baixa, o arroz ou qualquer outro grão, penetra no lodo fértil e, rapidamente, produz a colheita. Façamos bem hoje aos ingratos e aos maus; ensinemos os indiferentes e rebeldes; as águas que oferecem poucas probabilidades talvez cubram terrenos que prometem muito. O nosso trabalhos para o Senhor nunca será em vão, seja onde for.
Pertence-nos lançar o nosso pão sobre as águas, é de Deus o cumprimento de Suas promessas: o "acharás". Ele não faltará ao que prometeu. A sua boa Palavra que temos falado, viverá e será achada por outros. Talvez não no momento em que prevíamos, com certeza um dia veremos o que foi semeador. Teremos que exercer muita paciencia, e mesmo talvez o Senhor a exercite: "depois de muitos dias", diz as Escrituras, e em muitos casos, esses dias transformam-se em meses e anos. Não obstante a Palavra permanece verdadeira. A Promessa de Deus se cumprirá. Procuremos nós cumprir o preceito, e cumpri-lo neste dia (C.H. Spurgeon).
Para mim foi inspiradora esta meditação do grande pregador Spurgeon, e quiz repartí-la com você. Se posso me atrever a acrescentar algo aos escritos do "principe dos pregadores" , compararia a evengelização das crianças, ao lançar o "pão sobre as águas". O resultado talvez apareça muito mais tarde, mas, se obedecermos ao Senhor cumprindo nossa parte em lançar o pão, Ele certamente cumprirá sua promessa: "Depois de muitos dias o acharás".

Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695