quinta-feira, 21 de abril de 2011

JESUS É A NOSSA PÁSCOA





Muitos dizem que a Páscoa é uma festa especial
Só porque tem chocolates, coelhinhos coisa e tal
Outros dizem que na Páscoa a gente deve se abster
De alegrias e de festas, coisas que nos dão prazer

Eu queria saber quem foi que complicou
O simples evangelho do nosso Salvador
Nós estávamos perdidos como ovelha sem pastor
Mas, Jesus lá na cruz nos resgatou

Jesus Cristo é nossa Páscoa o Seu nome louvai
A passagem verdadeira, o caminho para o Pai
Ele deu a sua vida e ressuscitou
E agora somos para o seu louvor


http://www.vagalume.com.br/turma-do-printy/jesus-cristo-e-nossa-pascoa.html#ixzz1KDUefy8W

domingo, 17 de abril de 2011

MÃES: QUE EXEMPLO ELAS DEIXARAM


Adaptado de “O evangelista de Crianças” – ano XXXIII, nº 127


Personagens: 5 crianças ou adolescentes, se possível, com trajes típicos.


1. SALOMÃO ( com um manto e coroa) Meu nome é Salomão e sou filho de Bate-Seba. Meu pai, o rei Davi, já era idoso quando meu irmão Adonias, resolveu tomar-lhe o trono. Quando Adonias, traiçoeiramente, assumiu o poder, o profeta Natã, meu tutor espiritual, procurou minha mãe. Juntos, combinaram defender meus direitos de herdar o trono. Ela ouviu com atenção os conselhos e orientações do profeta e colocou-os imediatamente em prática. Deu tudo certo e eu fui ungido legalmente rei de Israel pelos oficiais do meu pai. Bate-Seba, minha mãe, deixou-me o exemplo de obediência a direção divina, seguindo os conselhos da pessoa certa – Natã, o profeta de Deus.


2. JACÓ (com uma panela de barro e uma colher de pau) Minha mãe era linda, trabalhadora, destemida. Meu pai a amava muito e viviam felizes, mas ela era estéril. Meu pai orou por ela durante muito tempo. E então, nascemos, eu e Esaú. Daí em diante as coisas começaram a mudar nosso lar. À medida que crescíamos era visível o amor que meu pai tinha por Esaú e minha mãe por mim. Nosso lar estava dividido. Minha mãe, sem consultar Deus, tomou as suas próprias iniciativas. Incitou-me a me disfarçar e enganar meu pai, já quase cego, para alcançar a benção especial que ele prometeu dar a Esaú. Conseguimos o que queríamos, mas pagamos caro pelos erros cometidos. Tive que fugir de casa e separei-me para sempre de minha querida mãe. Sofri muito até aprender a fazer as coisas do modo do Senhor e não do meu. Minha mãe me deixou um triste exemplo: usou de engano e mentiras para alcançar seus objetivos.


3. O filho da sunamita (com cesto de espigas de milho) Não sou conhecido pelo meu nome e nem minha mãe. Ela é chamada de “a sunamita” porque vivia na cidade de Suném. Minha mãe era mulher rica, temente a Deus e hospitaleira. O profeta Eliseu foi convidado a fazer as refeições em nossa casa, toda vez que visitava Suném. Por sugestão de minha mãe, meu pai construiu um quarto de hóspedes especialmente para ele. O profeta então quis demonstrar sua gratidão e, depois de muito investigar, descobriu que a única coisa que faltava a minha mãe, era um filho. Ele a chamou e disse que ela iria ser mãe e foi assim que eu nasci para alegria completa do meu lar. Um dia, porém, ainda menino, quando estava no campo com meu pai, tive uma insolação e morri. Apesar da profunda dor que sentiu, minha mãe não perdeu a calma. Deitou-me na cama do profeta e foi procurá-lo. De longe o profeta avistou-a, mas foi somente ao chegar aos pés do homem de Deus é que ela abriu seu coração. Insistiu que ele fosse a sua casa. O profeta foi e pelo poder de Deus tive vida novamente. O maior exemplo que minha mãe me deixou foi o de uma mulher que tem a paz de Deus no coração.


4. A filha de Herodias (vestida com roupas orientais, de dança) Minha mãe pertenceu à alta nobreza da Galiléia. Chamava-se Herodias e era neta de Herodes o Grande. Ela abandonou meu pai para viver com meu tio, o rei Herodes Antipas. O pregador João Batista, por várias vezes chamou a atenção do rei para o fato de que estava pecando por viver com a esposa do irmão. Minha mãe, por isso, passou a odiar o pregador. Ela e o rei esperavam uma ocasião para se vingar dele. Um dia houve uma grande festa na corte. Fui convidada para dançar e agradei muito, tanto ao rei como aos seus convidados. Herodes, entusiasmado, prometeu me dar o que eu quisesse – até metade do seu reino. Fui perguntar a minha mãe o que deveria pedir e fiz justamente o que ela me sugeriu. Pedi ao rei que me levassem, sem demora, a cabeça de João Batista. O rei mandou decapitar o profeta e eu entreguei a minha mãe aquele impressionante e estranho presente. Tudo que posso guardar de minha mãe é a triste lembrança de uma mulher que viveu em adultério, ódio e vingança


5. Timóteo (com rolos/pergaminhos) Meu nome é Timóteo. Sou filho de Eunice e neto de Loide, duas cristãs extraordinárias. Passei minha infância ouvindo das duas, as histórias dos heróis do Velho Testamento. Decorei muitos textos da Lei de Moisés, dos Salmos e dos profetas. Quando ouvi a respeito do Senhor Jesus, aceitei-O como meu salvador. Pude dar bom testemunho a todos que me conheceram. E quando o apóstolo Paulo chegou a cidade e me convidou para acompanhá-lo em suas viagens missionárias, eu tinha todas as condições para ir com ele. Minha mãe foi a força que me impulsionou para o ministério pastoral. Ela foi para mim o exemplo de amor e fidelidade a Palavra de Deus. Tenho na minha mãe o exemplo da mulher que tinha missões no coração. TODOS: E você mãe do século XXI, que influência está exercendo sobre seus filhos? Que exemplo vai deixar para eles? Pense seriamente sobre isso.


Colaboração: Dsa. Zilda Rossi Araujo Dijap Paranaense

12 VERDADES SOBRE JESUS QUE A MÃE CRENTE DEVE ENSINAR A SEUS FILHOS


1. Que Jesus é o SENHOR DE TUDO, a Palavra de Deus viva, Deus verdadeiro Jo 1.1 -No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ap 17:14b porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.


2. Que Jesus é a Verdade e o Salvador pessoal que todos podem conhecer Jo 8:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.


3. Que Jesus não entra a força em nossa vida, mas espera ser convidado Ap 3:20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.


4. Que Jesus nunca nos abandona Hb 13: 5b Não te deixarei, nem te desampararei.


5. Que Jesus, se entronizado na nossa vida, reina docemente e nos dirige Pv 16:3 Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos


6. Que Jesus não suporta o pecado, mas ama o pecador e o livra I Jo 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça


7. Que Jesus veio ao mundo para buscar e salvar os que estavam separados de Deus por causa dos pecados I Tm 1:15 Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.


8. Que Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação I Cor 15:3, 4 Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.


9. Que Jesus garante vida eterna aos que crêem Nele Jo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


10. Que Jesus, com o Pai e com o Espírito Santo, criou-nos para darmos glória ao Seu nome Ap 4:11 Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.


11. Que Jesus voltará At 1:11b Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.


12. Que Jesus é digno da nossa adoração e que os que O amam adorarão com grande alegria durante a eternidade. Ap 5:11, 12, 13 E olhei, e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares, Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.


13 E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.


Colaboração: Dsa. Zilda Rossi Araujo Dijap Paranaense

DIA DAS MÃES - ATIVIDADES E LEMBRANCINHAS


Este bloquinho de anotações com flores de e.v.a é muito simples de fazer.

Material necessário: • E.V.A com glitter de 2,5 mm (nas cores laranja e amarelo); • Retalhos de e.v.a de 2,5 mm; • Caneta para retroprojetor (ponta fina); • Tinta squizz alto-relevo na cor rosa-fluorescente; • Olhos articulados; • vazador n°16 e 5; • Cola de contato; • Palito de dente; • Lápis;

• Tesoura.


Execução: 1. Para a frente e verso da capa do bloco, corte o e.v.a laranja em dois retângulos de 10 x 7,5 cm;

2. Para montar o bloco, corte o sulfite no mesmo tamanho da capa, totalizando 100 folhas, colar ou encadernar, ou ainda, comprar bloquinhos prontos e apenas decorar;

3. Transfira e corte as flores no e.v.a amarelo (corte uma grande e três pequenas);

4. No retalho de e.v.a use o vazador nº16 para cortar o miolo da flor maior;

5. Em seguida, abra o miolo da flor grande como o mesmo vazador;

6. Insira o miolo na flor e espalhe a cola de contato ao redor (procure usar pouca quantidade);

7. Após colar a flor na capa do bloco, fixe os olhos articulados com a cola de contato. Use o palito de dente para facilitar o trabalho. Com a caneta para retroprojetor, desenhe o nariz e a boca;

8. Pinte toda a volta da pétala com a tinta squizz;

9. Corte o miolo e insira-o nas flores pequenas da mesma maneira feita com a flor grande. Cole-as no bloco e decore com a tinta squizz.


A FÉ DE UMA CRIANÇA

Foi na África Central. No abrigo improvisado pelas missionárias, uma mulher morreu ao dar à luz um bebê prematuro. Sua filhinha de dois anos começou a chorar e não havia o que a consolasse. O bebê foi colocado em uma caixa e envolto em panos de algodão. Bem depressa alguém foi alimentar o fogo para aquecer uma chaleira de água para a bolsa de água quente. Mas não havia bolsa para água quente. Ele foi enrolado o melhor possível e as enfermeiras começaram a se revezar, para o manter o mais aquecido possível. Na tarde seguinte, a missionária foi orar com as crianças do orfanato. Contou a respeito do bebê, da necessidade de uma bolsa de água quente. Também falou da irmãzinha que não parava de chorar, porque a mãe morrera. Então, uma menina de 10 anos se ergueu e orou em voz alta: - “Por favor, Deus, manda-nos uma bolsa de água quente. Amanhã talvez já seja tarde, Deus, porque o bebê pode não agüentar. Por isso, manda a bolsa ainda hoje. E... Deus, já que estás cuidando disso mesmo, por favor, manda junto uma boneca para a maninha dele, para que saiba que também a amas de verdade.” A missionária nem conseguiu dizer Assim seja. Poderia Deus fazer aquilo? Como chegar ali, na linha do Equador, uma bolsa de água quente e uma boneca? Só se ela encomendasse em seu país e levaria meses para chegar. Ainda naquela tarde, um carro estacionou no portão da casa e deixou um pacote de 11kg na varanda. As crianças do orfanato rodearam o pacote e acompanharam a abertura. Havia roupas coloridas e cintilantes, ataduras, caixinhas de passas de uva e farinha. Mas... bem no fundo, uma bolsa de água quente, novinha em folha! A garota que pedira a bolsa, na prece, gritou: “Se Deus mandou a bolsa, mandou também a boneca.” E lá estava ela. Linda e maravilhosamente vestida. Olhando para a missionária, Rute perguntou: - “Posso ir junto levar a boneca para aquela menina, para que ela saiba que Deus a ama muito?” O pacote fora enviado há 5 meses, por iniciativa de uma ex-professora da missionária, que resolveu remeter uma bolsa de água quente, sem mesmo saber porquê. Uma das suas auxiliares, ao fechar o pacote, decidiu mandar uma boneca. Tudo isso, cinco meses antes, em resposta a uma oração de uma menina de 10 anos que acreditou, fielmente, que Deus atenderia a sua oração, ainda naquela tarde. Enviado por Débora Santos

O LIVRO QUE VOCE NÃO LÊ E QUE TRAZ SALVAÇÃO




As cores do Livro Sem Palavras em forma de coração Tenho na minha mão um livro (coração), que não tem palavras. Chama-se o LSP ou Coração em Cores. Eles são coloridos, como vocês podem ver, e estas cores contam uma história maravilhosa. Vocês querem ouvi-la?

(Mostre o coração verde) Aprendemos sobre muitas coisas verdes que Deus fez. Quem pode me dizer uma coisa verde que Deus criou? (Aguardar as respostas e continuar) Deus fez um lindo jardim verdinho para ser a casa de Adão e Eva. (Mostre o coração amarelo) Deus está preparando um outro lindo lar, especialmente para você e para mim. O lindo lar que Deus está preparando para nós é o céu. Deus nos ama e quer que um dia vamos morar com Ele em seu lindo lar, que é o céu. Mas Deus não pode nos deixar ir para o céu com as coisas feias que fazemos. Deus chama estas coisas feias de pecado. O céu é lindo, lindo, lindo, e lá o pecado não pode entrar. O céu é um lugar muito alegre e se o pecado e as coisas feias entrassem ali, fariam do céu um lugar triste. (Mostre o coração vermelho) Esta cor vermelha faz-nos lembrar de Jesus, o filho de Deus. A Bíblia diz que Jesus nunca fez coisas feias e más. Jesus não pecou. Mas ele sofreu em nosso lugar, pelas coisas feias que você e eu fazemos. Jesus morreu e deu o seu precioso sangue na cruz por cada um de nós (1 cor. 15:3). Mas ele não está morto agora. Jesus voltou a viver!

(Mostre o coração preto) Este preto representa o pecado que são as coisas que faz com que Deus fique triste. (Mostre o coração branco) O branco representa a purificação. Jesus pode nos ouvir quando pedimos para Ele nos limpar de toda a maldade, do pecado. Estando limpo, o céu é para lá que iremos um dia. (cante um corinho que fale de Jesus e depois coloque um CD de música infantil para tocar bem baixinho). Quem já fez alguma coisa que deixou Deus triste? (Aguardar as respostas. Se alguém disser sim relembre que as coisas que fazemos chamamos de pecado e deixam nosso coração sujo e que Deus fica triste quando pecamos. E para Ele ficar feliz de novo conosco e limpar nosso coração é preciso pedirmos perdão.


CONVITE A SALVAÇÃO - Então convide as crianças a orarem pedindo perdão a Deus pelos pecados cometidos). Fonte: Material adaptado do livro Fala-me Agora. Sugestões de Atividades e Lembrancinhas - Permita a participação das crianças manuseando o LSP ou segurando cada coração e recapitule a história (com muito cuidado para que não estrague o material). 2- Escolha uma criança para contar a história novamente, em seguida veja se mais alguma deseja fazer o mesmo também. 3- Você pode confeccionar um Jogo da memória em 10 quadrados de cartolina ou emborrachado (5 pares diferentes), da mesma cor com figuras alusivas ao plano da salvação. Os quadrados estarão virados sobre a mesa; uma criança de cada vez escolhe duas peças do jogo. Se as figuras escolhidas formarem um par, a criança ficará segurando os 2 quadrados. Se a criança não acertar o par, os quadrados serão devolvidos a mesa.


OBS: Use figuras bem coloridas para chamar bastante atenção dos pequeninos, eles costumam das cores. Se não tiver figuras coloridas pinte-as você mesmo. Eles vão adorar a brincadeira. 4- Lembrancinha: Monte com as crianças um LSP em coração de cartolina dupla face ou emborrachado E.V.A, (leve tudo semi-pronto para que a atividade não dure muito tempo.

Lembre-se: os pequeninos não têm muita paciência para atividades longas). Cada criança confeccionará seu material para levar para casa. Explique que: O material será usado para presentear e evangelizar algum coleguinha não evangélico e convidá-lo para vir no próximo dia de EBF e o outro será seu para usar sempre que precisar contar a história para algum colega.


Fonte: Grupo EBD - Débora Santos / adaptado por Ivaldira

Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695