quinta-feira, 17 de junho de 2010

AULA: LUZ DO MUNDO


Ilustrações:

Faça seis (6) corações de papel cartão com aproximadamente 35cm de comprimento por 33 cm de largura, ou do tamanho adequado para sua classe. Recorte a parte interna do coração, deixando apenas uma moldura de cerca de 5cm de largura. Cole papel celofane na abertura, preparando um coração das seguintes cores; amarelo, azul, verde, vermelho e branco. Cole cartolina preta no sexto coração. Segure uma lanterna acesa atrás do coração como menciona na lição. A luz representa o Senhor Jesus Cristo , mas Ele quem brilhar através de todos os que crêem n'Ele. (Mateus5:16)

Lição:
As vezes, a luz do crente fica distorcida, porque o seu testemunho não é claro. (Coloque a lanterna acesa atrás do coração amarelo). Esse coração nos lembra os medrosos. O Senhor Jesus quer brilhar através da pessoa, mas ela esta sempre “amarela” e pálida, com medo de falar de Cristo aos seus amigos, para não ser zombada por eles. Um crente covarde não pode levar outras pessoas a Cristo.

Agora (coloque a lanterna acesa atrás do coração azul), o Senhor Jesus quer brilhar através desta vida, também, mas este é o cristão triste. Vê tudo “azul escuro”, como o céu num dia nublado. Este tipo de crente murmura e reclama de tudo. Em João 15:11, Cristo diz que Deus quer que o crente seja cheio de alegria. Se ele é realmente feliz, outras pessoas vão desejar conhecer o seu segredo e entregarão a vida ao Senhor.

(A seguir, coloque a lanterna acesa atrás do coração verde) Esta é a vida cheia de ciúmes. E o tipo de crente que fica “verde” de inveja. Ele quer Ter sempre a ultima palavra. Desse modo, a luz de Cristo não pode brilhar através dessa pessoa. (Prov.14:30)

O próximo coração é o vermelho. Ele fala de pessoas que perdem a calma e ficam vermelhas de raiva. Pessoas que falam palavras duras que ferem os outros. Crentes que gostam de detratar os outros, que espalha ódio em vez de amor. Salmo 37:8.

Como alguém pode ver a luz de Cristo num viver assim?

O coração seguinte é o branco. Este é o crente sincero e transparente. Essa pessoa mostra o Senhor Jesus através de uma vida reta e limpa. As pessoas logo desejam conhecer a Cristo atraídas pelo testemunho desse tipo de crente (l João 1:7).

Que tipo de pessoa é você? Talvez você se assemelhe a este último. (Coloque a lanterna atrás do coração coberto com cartolina preta). Nem um luz brilha em você. Isso quer dizer que você ainda não conhece a Cristo. O pecado domina o seu coração. Sendo assim, peça-lhe para tirar o seu pecado, através do sangue que Ele derramou na cruz do calvário. Desse modo, você se tornará filho de Deus(João 1:l2). Depois disso, você poderá viver um vida de pureza e santidade, brilhando por Cristo onde quer que se encontre.

Você é a luz do mundo!

TEXTO: “Você é a luz do mundo…” Mt 5:14
ASSUNTO: Testemunhando
SINOPSE: Filipe conheceu um homem etíope e lhe falou sobre Jesus. Este homem se tornou um crente. (Atos 8:26-40)

Perguntas chaves:
1- Você alguma vez falou de Jesus a outra pessoa?
2- O que você pensa entende quando ouve a palavra “testemunhando?”
3- Os adultos são as únicas pessoas que podem falar da salvação em Jesus?
4- Como você ouviu falar de Jesus pela primeira vez?

Hoje, eu quero lhe contar uma história da Bíblia que é sobre você. Um dia um homem estava passando na carruagem dele. Este homem era do país chamado Etiópia. Esse país localiza-se na África. Ele era um homem importante, era o responsável por todo o dinheiro do Candace, a Rainha da Etiópia. Ele estava lendo a Bíblia na carruagem. Ele estava lendo o livro de Isaías. Mas este homem teve um problema. Ele não entendeu o que estava lendo. Ele precisou de alguém para lhe ajudar a entender. Ele precisou alguém para explicar o que lia. Enquanto isso, um anjo apareceu a um dos discípulos de Jesus. Este discípulo era Filipe. Você alguma vez ouviu falar de Filipe antes? Ele seguiu a Jesus e O amou muito. O anjo disse a Filipe que fosse para uma certa estrada entre Jerusalém e Gaza. Filipe não foi em um carro ou pegou um ônibus, essas coisas ainda não tinham sido inventadas. Ao invés disso, ele correu! Nessa estrada, Filipe viu a carruagem do homem etíope. Filipe correu para ao lado da carruagem.

Quando ele viu o que o homem estava lendo, ele perguntou se o etíope estava entendendo. O homem convidou Filipe para subir na carruagem. Ele convidou Filipe a explicar as Escrituras para ele. Filipe explicou que o que o etíope estava lendo em Isaías referia-se a Jesus. Filipe convenceu o etíope que Jesus é o Messias. Filipe falou ao homem etíope que ele também poderia ser parte da família de Deus por causa da morte de Jesus na cruz. O homem etíope ficou muito entusiasmado! Ele perguntou se ele poderia se tornar um cristão ali mesmo! Naquele dia ele se tornou um membro da família de Deus. Neste momento dobre o papel na linha pontilhada. Dobre as duas linhas pontilhadas para formar a imagem final de uma vela. Filipe deixou o brilho claro dele lustre para Jesus. Ele fez isto contando aos outros sobre Jesus, e os convidando a se tornarem da família de Deus. No início da história eu falei que a história era sobre você. Nessa história da Bíblia você deve fazer o mesmo que Filipe fez. Isso porque a Bíblia nos fala que nós somos a luz do mundo. Deus espera que nós brilhemos nossa luz, como Filipe fez! Jesus quer que nós compartilhemos as boas-novas com todos as pessoas que nós encontramos.

Material Necessário
1 lanterna
1 lanterna de bolso
1 lâmpada ligada a um fio
1 abajur
1 palito e caixa de fósforos
1 vela grande sobre um castiçal
1 vela pequena de aniversário
1 lamparina Modo de Preparar Disponha sobre a mesa, em fila, as luzes que você têm. Retire as pilhas da lanterna pequena e coloque-as no final da fila. Rotule as baterias com a frase “Luz do Mundo” e deixe-as ali até à conclusão da lição.

Mensagem Apresente Mateus 5:14 em suas próprias palavras.
Nem todas as pessoas emitem o mesmo brilho por Jesus, mas todas devem brilhar para Ele de alguma forma. Estes diferentes objetos emitem alguma forma de luz, mas todos transmitem a luz (demonstre acedendo cada um para que vejam a diferença e deixe as velas acesas).
As lanternas são úteis em diversas circunstâncias porque são portáteis; não necessitam estar ligadas à tomada. Essa forma de luz nos ajuda em momentos de dificuldade e chega aos lugares mais difíceis, como quando se quer verificar algo debaixo do carro, em um buraco, etc.

O abajur não apenas provê luz para leitura, mas também é uma peça decorativa. Os fósforos são necessários para podermos acender velas, no caso de acabar a energia. Claro, a vela de aniversário destina-se estritamente à decoração e celebração. Ela traz alegria a toda festa.
Este velho lampião provê luz barata quando não há energia. Muitos de nossos avós e bisavós dependiam desse tipo de luz em seu lar.

Cada cristão também tem uma luz que deve brilhar para um propósito especial. Vejam, esta lanterna não consegue emitir luz porque não tem aquilo que ela precisa para que a luz apareça. Assim como a lanterna, nós também não poderemos brilhar sem Cristo, porque “Ele é a luz do mundo” (João 1:4-9).
(Pegue as pilhas e mostre-as enquanto fala. Coloque-as na lanterna para demonstrar a fonte de energia. Se desejar, cante com as crianças “Luz Bendita, Luz Gloriosa” ou peça para alguém cantar).

REFLEXÃO A luz foi criada para brilhar.
De nada adianta uma luz se ela estiver apagada, quebrada ou desconectada.
Da mesma forma, de nada adianta viver se não for para “brilhar”. Você pode fazer a diferença onde estiver. O seu brilho deve ser percebido através do seu modo de agir, pensar e falar. É assim que podemos brilhar por Jesus. Deus criou você para brilhar, por isso, assim como a lanterna depende da pilha para refletir a luz, você deve estar sempre ligado à fonte de energia que é Jesus.

(No final da apresentação, cante com os alunos o hino “Minha pequenina luz”.)

JOGRAL - O NOME DE JESUS

Todos - Muito antes do Messias À terra vir habitar Seu Pai procurou com amor Um lindo nome lhe dar.
· 1 - Seu nome será Maravilhoso, Porque maravilhas ele fará, Fará prodígios e curas, Até mortos ressuscitará.
· 2 - Seu nome será Conselheiro Porque conselhos dará, Através de sermões e parábolas Que ao povo pregará.
· 3 - Seu nome será Deus Forte Pois a tudo vencerá Vencerá até a morte, Porque ressuscitará.
4 - Seu nome será Príncipe da Paz Porque a paz pregará.
E quem for pacificador Bem-aventurado será.
· 5 - Seu nome será Pai da Eternidade Porque eterno ele é.
Ele estava no princípio com Deus Reconciliando o mundo através da fé.
· 6 - Seu nome será Emanuel, "Deus Conosco" - quer dizer.
Quem o buscar de coração Ele pode socorrer.
· 7 - Seu nome será Cristo Porque será sofredor, Será ferido, humilhado E pregado numa cruz de horror.
· Todos - JESUS - é o mais belo nome Acima de todos está.
"Que Jesus Cristo é o Senhor!"
Toda língua confessará.

Lucas 2. 8-20 (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)

JESUS CRISTO E AS CRIANÇAS

Hoje em dia, assistimos nos noticiários diáriamente relatos sobre crianças violentamente molestadas de várias formas, sexualmente, mentalmente, fisicamente, etc…, até mesmo mortas.
Veremos abaixo, palavras do Evangélio de Jesus Cristo nosso Senhor sobre a importância das crianças e o que devem esperar as pessoas que praticam perversidades com elas:

Mateus, 18 Versículos: 1 a 10
“1 Naquela mesma hora, chegaram os discípulos ao pé de Jesus, dizendo: Quem é o maior no Reino dos céus?
2 E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles
3 e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.
4 Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.
5 E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta a mim me recebe.
6 Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
7 Ai do mundo, por causa dos escândalos. Porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
8 Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
9 E, se o teu olho te escandalizar, arranca-{o,} e atira-{o} para longe de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.
10 Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que {está} nos céus.

Mateus 19, Versículos: 13 e 14
13 Trouxeram-lhe, então, {algumas} crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam.
14 Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos céus.”

Na certeza e na fé sobre as palavras do Senhor, confiemos na justiça divina aos que cometem tais atos.
Transcrito do blog Aleosp

domingo, 13 de junho de 2010

DIA DO PASTOR - 2° DOMINGO DE JUNHO



Davi que reinou durante décadas em Israel e foi um dos reis mais poderosos que já existiu na Terra, considerado também "o suave cantor de Israel", por volta de 1.000 a.C foi o autor de um dos Salmos bíblicos mais conhecidos em todo o mundo que denota o consolo da presença do Deus que promete estar conosco sempre.

Gostaria de relatar tal "Canção" aqui, pois a cada segundo domingo do mês de junho é comemorado o "O Dia do Pastor". É sabido que o pastor representa a figura divina, por ser o símbolo de cuidado, paciência e persistência em estimular todas as ovelhas (inclusive, as rebeldes) de um rebanho e conduzí-las para um lugar onde elas possam matar sua fome e sua sede num local refrescante e sossegado, onde há sombra, alimento e satisfação dos desejos e necessidades mais imediatas.

O Salmo 23 mostra que Deus é sempre sensível às nossas necessidades, nunca nos deixa só, nos faz descansar e sabe o que sentimos, o que sofremos, quais são os nossos anseios e angústias e nunca nos abandona; renova as nossas forças e nos guia por caminhos certos. Mesmo "diante de um vale escuro como a morte" não precisamos temer porque Ele é o nosso Pastor e nada nos faltará. Lá no fundo da nossa alma há um lugar só para Deus. Fomos criados por Ele e, sem o Seu amor e a Sua companhia, a dor e o vazio são quase insuportáveis. Bom, mas vamos ao Salmo do rei Davi?
Deus, o nosso Pastor
1 - O Senhor é o meu Pastor; nada me faltará.
2 - Ele me faz descansar em pastos verdejantes e leva-me para junto das águas de descanso.
3 - Refrigera-me a alma, guia pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 - Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não terei medo de nada, porque Tu, óh Senhor Deus, estás comigo; a Tua vara e o Teu cajado me proteges e me consolam.
5 - Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo, o meu copo transborda.
6 - Certamente que a tua bondade e o teu amor me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre. Salmo 23

A Diretoria do NOBEC-Recife, parabeniza a todos aqueles que foram chamados por Deus para serem PASTORES DE OVELHAS DE JESUS. Que Jesus continue a abençoá-los com toda sorte de bençãos. Que seus ministérios, principalmente voltados para as crianças sejam frutíferos.
Ivaldira


Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695