sábado, 9 de abril de 2011

Nobec Rio inicia Culto com alunos do Colégio Técnico e Faculdades Souza Marques - RJ



O Nobec Filial Rio de Janeiro, realizou o seu primeiro culto na Escola Técnica e Faculdades Souza Marques em Cascadura - Rio de Janeiro. As turmas do ensino fundamental e pré participaram bastante das canções, histórias Bíblicas e versículos dirigidos pela Professora Rosenir Molina - (Nobec-Rio). A direção da escola também aprovou e espera que este culto com as crianças às sextas-feira se estenda por todo ano. Parabéns à Dona Leopoldina Marques, diretora Pedagógica do Colégio e Obrigado ao Senhor Jesus por abrir mais esta porta ao Nobec.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

História Bíblica: História Bíblica

Perto de uma cidade chamada Jericó, existia um homem que costumava ficar sentado pedindo esmolas. Ele era muito pobre, havia nascido cego e nunca tinha conseguido ajuda para viver de uma maneira melhor.

Todos os dias, sentava-se ali e ficava atento para ouvir o som de alguém que se aproximasse e então começava a pedir que lhes dessem alguma ajuda.


Muitas vezes pensou em como poderia ser lindo ver a natureza que estava à sua volta, tentava imaginar as cores, as formas, as pessoaos... Pensava em como seria bom andar livremente, sem medo de tropeçar, sem depender de outras pessoas ou da bengala que lhe servia de guia.


Mas o tempo passava e sempre igual, muitos ainda zombavam dele, faziam maldades, aproveitavam-se do fato de não enxergar para tratá-lo de um modo muito grasseiro. Mas ele guardava uma esperança em seu coração: tinha ouvido falar de Jesus, foram muitas pessoas que passaram apressadas, eles iam tentar encontrá-lo em outra cidade. Disseram que Jesus era o filho de Deus, que ele era poderoso e bom.


Ouviu alguém contar muito admirado que Jesus curava pessoas e até fazia mortos viverem novamente.Então ele pensava: "Ah, se Jesus passasse por aqui... eu gritaria, imploraria, falaria tanto que Ele iria ter pena de mim... daria então luz para os meus olhos..."

Foi numa manhã como outra qualquer, lá estava ele sentado no caminho, esperando que alguém passasse e lhe oferecesse alguma esmola, quando ouviu um barulho. Eram pessoas, vozes, parecia que uma multidão se aproximava. Alguns passavam correndo por ele e uma palavra era ouvida: - Jesus... Jesus... - Vamos rápido, Jesus está próximo. Imediatamente ele se levantou, tentava apoiar-se em alguém, porque uma multidão já se formara, pedia passagem, mas ninguém se afastava, todos queriam ver Jesus, tocar suas vestes, ficar próximo do Mestre.

O nosso amigo poderia ter desanimado, porém tinha tanta certeza do poder de Jesus que começou a gritar: -Jesus, Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim... As pessoas começaram a brigar com ele. -" Quem você pensa que é? Você acha que Jesus vai olhar para um mendigo como você? -Fique quieto, esqueça e conforme-se com sua dor.

-O Mestre tem pessoas mais importantes para atender, saia daqui, vamos!

Porém o homem não desanimava, gritava mais alto ainda.Crist era sua única esperança. - Jesus, Jesus, olhe pra mim, livra-me, Senhor, dessa escuridão sem fim. Jesus caminhava calmo por entre as pessoas, quando ouviu aquela voz.Então abriu caminho pelo meio da multidão, aproximou-se do cego e perguntou-lhe amorosamente: - O que deseja que eu faça por você? - Que eu tenha vista, Mestre, que eu possa enxergá-lo.

A resposta de Jesus foi simples, clara e definitiva: Vê, a tua fé te salvou.

Ao abrir os olhos, o homem pode ver o céu azul, os campos e suas flores, os rostos das pessoas à sua volta mas o que de mais belo ele viu, foi o olhar de nosso querido Jesus. Naquele momento, ele entendeu que Jesus veio para todos, para os excluídos também.


Tirado da Net

NOBEC-RECIFE E RIO DE JANEIRO DE LUTO PELAS CRIANÇAS


Em momentos como esse, da tragédia na escola no Rio de Janeiro, o que, nós, como pais, podemos fazer - além de responder às perguntas da criança - é manter a esperança sempre viva em Cristo Jesus. Estamos de luto por nossas crianças

quinta-feira, 7 de abril de 2011

COISAS PEQUENAS, PORÉM IMPORTANTES!




“Que é isso na tua mão?” (Êxodo 4:2).

Textos adicionais: Êxodo 4:1-5, 17; 14:13-22; 17:3-6; I Samuel 17:40-51; João 6:1-14; Marcos 12:41-44; Atos 9:36-42.


Material Necessário:

1 cajado

1 agulha com linha

Pedaço de tecido

Pedaço de couro

5 pedrinhas

2 barbantes fortes

1 moedinha

1 lancheira pequena (cheia de papel)


Modo de Preparar:

Coloque todos os materiais sobre a mesa.


Mensagem:

Fale brevemente sobre cada uma das histórias bíblicas relacionadas. Uma delas pode ser omitida, se houver necessidade, devido ao tempo. Exemplos: Faça o estilingue diante da classe, enquanto fala a respeito de Davi. Costure enquanto fala a respeito de Dorcas Enfatize a insignificância de cada objeto e como cada um trouxe libertação do sofrimento, liberdade aos cativos e liberdade às nações.


DEMONSTRAÇÃO DAS LIÇÕES OBJETIVAS – TIRADAS DA BÍBLIA

1. Moisés usou um cajado - segure o cajado e caminhe enquanto fala - (Êxodo 4:1-5, 17; 14:13-22; 71:3-6).


2. Davi usou seu estilingue (ou funda) – atire com ele. (I Samuel 17:40-51


3. O menino deu seu lanche a Jesus – segure a lancheira enquanto conta resumidamente a história. (João 6:1-14)


4. A viúva deu sua moedinha como oferta – deixe as crianças segurarem a moeda enquanto conta a história. (Marcos 12:41-44)


5. Dorcas usou sua agulha e linha – costure o tecido enquanto faz demonstração. Atos 9:36-42)


Estes objetos são muito pequenos, mas ajudaram a realizar grandes coisas.

Muitas vezes, buscamos a força nas armas para levar pessoas à liberdade, mas Deus realmente necessita de pessoas, pessoas de todas as idades, que estejam dispostas a usar aquilo que possuem, ainda que seja algo bem insignificante.


Deus pode nos usar assim como somos, se trabalharmos para Ele com toda a nossa capacidade (cante com o grupo se for falar de Davi - “Rei Davi” – Mara Maravilha).


REFLEXÃO:


O costume de muitas crianças é observar e admirar o que os mais velhos fazem com grande facilidade.

A Bíblia nos ensina como as coisas simples e pequenas são importantes também.

A cada dia, temos muitas oportunidades de ajudar os outros, mesmo com simples e pequenas ações.

Se você fizer sempre à vontade de Deus, estará transformando o seu dia em bênçãos para você e para o próximo.


OBSERVAÇÕES:

1. Professor você pode falar de todas essas coisas aqui apresentadas, mas, se detenha em apenas uma, exemplo: “O menino deu seu lanche a Jesus mesmo sem saber o que Ele faria, apenas confiou”. Dentro dessa lição você pode:


2. Fazer o convite (criança não salva) para que ela dê o seu melhor a Jesus, que é seu coração;


3. Fazer o desafio (criança salva) para que ela esteja sempre atenta ao chamado de Jesus e confie em tudo que Ele pode fazer. (Como exemplo você pode usar os 5 sentidos (tato, paladar, visão, olfato, aldição) para ajudar na evangelização de outros ou para seu próprio crescimento).


Lição autor desconhecido

Adaptada para aulas de Contação de Histórias - Lições Objetivas, no NOBEC-Recife

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Parábola do Lápis

Renata e Joelson - Eu Evangelizo Crianças Marcadores: ilustrações A Parábola do Lápis O fabricante de lápis falou com cada um de seus lápis: “Há cinco coisas que você precisa saber antes de eu lhe enviar para o mundo. Sempre se lembre delas e se tornará o melhor lápis que pode ser:

1) você fará grandes coisas, mas só se estiver seguro na mão de alguém;

2) você experimentará um doloroso processo de ser afiado de vez em quando, mas é necessário se quiser tornar-se um lápis melhor;

3) você pode corrigir qualquer mal-entendido que ocasionar;

4) a sua parte mais importante sempre estará do lado de dentro;

5) não importa a condição, continue a escrever; sempre deixe uma marca clara e legível, mesmo nos dias difíceis”. Todos prometeram lembrar-se sempre disso e entraram na caixa. Compreendiam plenamente o propósito do fabricante.


Cada um de nós é como um lápis.

1) Deus é o nosso Criador e precisamos estar sempre seguros em suas mãos para cumprirmos o propósito da vida. Somente assim, poderemos fazer grandes coisas para Ele.

2) Às, vezes, Deus nos corta, nos limita, nos prova, nos deixa passar por momentos duros. Assim, Ele nos afia para melhor escrevermos as coisas que Ele quer.

3) Deus pode mudar qualquer coisa em sua criatura. Pertencemos a Ele e, assim, mesmo que erremos, Ele nos perdoa e nos ensina a recomeçar. Se quebrarmos, Ele nos faz de novo para sua honra e glória.

4) Seu coração, sua mente, seus desejos, são mais importantes do que o exterior. Viva por ser e não apenas ter ou aparecer. Distribua amor e carinho àqueles que necessitam.

5) Não importa o tamanho da angústia que vier, continue escrevendo. Não importa o valor do lápis, o importante é que ele escreva e o que está sendo escrito através dele. Está é a sua função: escreva a mensagem de amor de Deus onde Ele levá-lo

AS 15 COISAS QUE NÃO DEVEM FALTAR EM SUA LIÇÃO DE PÁSCOA



Colaboração da Equipe do NOBEC-Rio de Janeiro


1. A instituição da Páscoa. (Ex 12)

2. O cordeiro. Ex 12:3

3. Pães sem fermento. Ex 12:15

4. Prontos para sair. Ex 11:11

5. O sangue nos umbrais da porta. Ex 12:13

6. A morte dos primogênitos. Ex 12:12

7. Saída do povo do Egito. Ex 12:37

8. Jesus Celebra a Páscoa com seus melhores amigos. (Queria estar perto deles - Lucas cap 22 ao 24)

9. Institui a Nova aliança no seu sangue. (Tráz para Ele toda responsabilidade de ser o Libertador e salvador – Seu sangue como daquele cordeiro. Não mais nos umbrais das portas, mas nos nossos corações para livrar-nos da morte).

10. Fala do pão como memória do seu corpo partido. (Um grande sofrimento, comparado a um pão partido e moído entre os dentes em nosso favor)

11. Do vinho, memória do seu sangue derramado. (Sangue vertido de um corpo perfurado, em nosso favor)

12. Sua morte na cruz pelos nossos pecados. (Já não há nenhuma dívida – Rm 8:1)

13. Sua ressurreição no Domingo pela manhã, vencendo a morte, nosso maior inimigo. Dando-nos também o direito de participar desta vitória. Nossa vindoura ressurreição)

14. Nossa nova vida em Cristo. O poder de agora poder dizer não ao pecado e viver alegre e produtivamente para Deus.

15. Aproveite para distribuir pequenas lembranças às crianças como um memorial para ser lembrado durante o ano inteiro, se possível acompanhado de uma deliciosa guloseima. Hummm!


A contextualização enriquece e dá sentido a celebração da Páscoa.


A leitura do texto no Antigo testamento – Êxodo Capítulo 12 – Gera uma expectativa de ver Deus agindo, firmemente, contra os opressores. Ele os libertou com mão forte.


A Instituição da Páscoa marca o início do calendário Hebreu.


(Entre Março e Abril) Um novo momento começando na vida do povo de Deus. Você pode imaginar homens, mulheres e crianças celebrando a Páscoa da seguinte maneira: Com uma mão seguravam o garfo e comiam o cordeiro assado, e com outra seguravam a alça de suas malas. Com mochilas nas costas, pronto para sair. Estavam certos de que, naquela noite, Deus os libertaria. Brinquedos arrumados, panelas nas sacolas, roupas... tudo empacotado, prontos para partirem.


O Anjo da morte sairia naquela noite à procura dos filhos homens mais velho (Primogênito) em todas as casas para matá-los. A única coisa que poderia parar aquele anjo poderoso, encarregado de matar, seria manchar os cantos superiores das entradas de casa (Umbrais) com o sangue extraído daquele cordeiro que agora estava servindo de jantar. Esta empolgante e vibrante e verdadeira história vai, prepará-los para saber o que Jesus pensava sobre a Páscoa e pra quem, todo aquele cerimonial apontava. Jesus faz uma grande aplicação comparando a celebração da Páscoa ao nosso resgate –


A ceia ( Lucas capítulos 22 ao 24) Querido professor, fique atento e aproveite sempre as oportunidades e datas especiais para gerar em seus alunos o amor a Deus, paixão pela sua Palavra e uma eterna gratidão a Jesus por sua salvação. Uma grande sugestão seria celebrar uma ceia com seus alunos. É um bom momento para falar de salvação e comunhão. Eles nunca mais esquecerão.


Abraços – Equipe Nobec Rio.

AS DUAS CASAS


Certo dia, Jesus contou uma estória sobre duas casas bem bonitinhas, muito parecidas, construídas na beira do mar. De longe ninguém percebia; nem de perto era fácil perceber a diferença entre as casas... A diferença entre essas duas casas é que uma foi construída sobre uma rocha, uma pedra firme, bem segura... A outra foi feita na areia bem macia e fofa. Duas casinhas tão bonitas, na beira do mar...


Um dia, veio uma chuva muito forte; um temporal... Com muitos raios, trovões. Caiu muita água... Mas logo, o vento começou a acalmar, a chuva foi diminuindo, e o céu foi clareando novamente. Mas, e as casas? Vejam só! Uma caiu, e a outra ficou firme.


Qual será que foi levada para o mar? A casa construída na pedra não caiu. Mas a que estava na areia... no primeiro ventinho, se partiu!


Jesus contou esta estória. Sabem o que ele queria dizer com esta estória?

Que assim acontece com a gente também.

Quem escuta a boa notícia que é o Reino de Deus, mas não muda sua vida, não faz a vida mudar, é como aquele que constrói a casa na areia, uma casa que cai fácil; é uma pessoa sem juízo... Mas quem constrói a vida em uma rocha firme, que é Deus, agüenta firme os problemas, tem força para lutar e continuar...


Quem tem Deus como fundamento é como aquele que construiu a casa sobre a rocha “JESUS”: é sábio!


E você, onde está construída a sua casa? ou

Como a está construindo, na areia ou na rocha?


Tia Val

CRIANÇAS PROBLEMÁTICAS



Ensinando Crianças de Lares Problemáticos

Nenhum lar está isento de problemas, porém, um número cada vez maior de famílias, em nossos dias é disfuncional. As famílias entram às vezes em crise quando um dos pais falta, seja por causa de morte, suicídio, ou divórcio. Padrões destrutivos também são encontrados até mesmo nos lares em que os dois, pai e mãe, estão presentes. Alguns pais tão traumatizados por eventos penosos que viveram no passado que não conseguem satisfazer as necessidades dos filhos. É enorme o número de crianças obrigadas a viver em ambientes negativos devido irá crônica, negligência, ou outras formas de abuso.


Procure Entender a Percepção das Crianças de Lares com Problemas

As crianças de lares com problemas são muitas vezes perseguidas por sentimentos de medo ou desespero. Muitas sentem solidão e isolamento, pensando que seus problemas são únicos. Elas ficam confusas porque amam os pais, porém sentem-se geralmente impelidas pelo desejo de obter a aceitação dos pais – mesmo que essa seja impossível. Quando fracassam em suas tentativas de agradar, sua falsa culpa (sentir-se mal sobre o que pensam ter feito) se transforma em vergonha (sentir-se mal sobre quem pensam que são) e acabam convencidas de que não têm valor.

Fique Atento aos Sintomas das Crianças Magoadas: As crianças de lares com problemas aprendem três regras: NÃO CONFIE /NÃO SINTA /NÃO FALE.


Muitas delas transferem essas regras para o relacionamento fora de casa. Embora muitos desses meninos e meninas vivam continuamente em um estado de negação, construindo mundos de fantasia para bloquear os seus problemas, outros podem torna-se calados, não se comunicando com naturalidade.

Num grupo, essas crianças muitas vezes parecem desatentas ou retraídas. Elas talvez tenham dificuldade em prestar atenção ou não queiram participar das atividades. Algumas crianças magoadas podem demonstrar irá ou agressividade. Outras podem se agarrar ás pessoas ou bancar o palhaço, mostrando sua necessidade de aceitação e afeto ao solicitar atenção permanente – de maneira positiva ou negativa.

Um desafio enfrentado pelos que trabalham com crianças é discernir a razão do comportamento delas. Precisamos de ajuda do Espírito Santo para descobrir quais as crianças cujos problemas exigem tratamento especial. Devemos lembrar que as necessidades de todas as crianças (de todo mundo, por sinal) são basicamente as mesmas. Todos precisam de respeito e atenção, incentivo e amor. O professor desempenha às vezes um papel vital como o único adulto capaz de ajudar crianças carentes, a ver o seu valor aos olhos de Deus. Permita que Deus use você para satisfazer as necessidades das crianças perturbadas.

1. Planeje sua aula de modo que Cristo seja o tema Central: Ao trabalhar com crianças necessitadas, compreenda que a melhor maneira de resolver os problemas delas é fazê-las conhecer a Deus, recebendo Jesus Cristo como Salvador e Senhor.


Evangelize e discipule: apresente às crianças Aquele que irá acompanhá-las vida a fora para satisfazer cada necessidade.

2. Faça cada criança sentir-se bem-vinda e aceita: Neutralize os sentimentos de rejeição que as crianças possam ter, cumprimentando cada uma com um sorriso amigo, uma palavra amável, e a mão no ombro. Demonstre-lhes que você está contente com a presença dela. Trate cada uma com respeito. O amor de Deus por nós não se baseia em nossa aparência ou no que fazemos.

3. Torne sua classe um lugar seguro e estável: Para as crianças cuja situação familiar é caótica, um ambiente agradável e ordeiro, com certa rotina, pode ser um oásis. Peça ajuda de Deus para capacitá-lo a ser bem–humorado e mostrar amor.

4. Discipline adequadamente: Os lares com problemas são freqüentemente caracterizados por padrões de disciplina rígidos, inconsistentes ou permissivos. Estabeleça, explique e reforce regras simples para classe, com palavras bondosas, firmes e consistentes. Quando for necessária correção, critique o comportamento e não a criança. Deixe que esta saiba que você acredita que ela pode melhorar.

5. Ofereça um programa interessante e desafiador. As crianças com problemas dificilmente tem oportunidade de participar de divertimentos saudáveis. Procure envolve-las em atividades criativas que lhes irão estimular o crescimento. Ajude as crianças carentes a preencher os vazios em sua vida diária, sugerindo maneiras de passar as horas de lazer ou solidárias em atividades que agradem ao senhor. Ensine-as a escolher os amigos com sabedoria. Ajude-as a conhecer livros cristãos. Considere levá-las a passeios e excursões no campo.

6. Modele a vida cristã vitoriosa: Você pode ser o único adulto salvo na vida de uma criança necessitada. Deixe que os meninos e meninas vejam Cristo em você. Não tente dar ás crianças a falsa impressão de que você é perfeito; em vez disso, seja transparente. Quando apropriados, conte às dificuldades que enfrentou e explique as maneiras como foi ajudado por Deus durante as crises.

7. Ouça as crianças e incentive-as a falar: As crianças que passam por problemas quase sempre precisam expressar seus temores e preocupações. Fique à disposição delas e tome tempo para ouvi-las com atenção. Pergunte às crianças sobre os seus interesses e atividades. Enquanto falam, faça comentários positivos. Não force detalhes, mas mostre que se importa sinceramente. Ajude as crianças a pensarem positivamente sobre elas mesmas e a desenvolverem alvos para o futuro. Ganhe a confiança delas, mantendo em sigilo as informações recebidas delas.

8. Assegure e encoraje as crianças. Assegure as crianças do amor e aceitação de Deus. Conte a elas que Ele deseja perdoar e salvar. Ajude-as a compreender que não precisam sentir culpa quando outros agem errado (membros mais velhos da família ou vizinho). Faça elas se sentirem especiais e dignas, elogiando a sua resistência. Compartilhe Escrituras que falem dos planos especiais de Deus para a vida de cada criança (por exemplo, Jeremias 29.11).


9. Desenvolva confiança. Mostre às crianças, pelas reações consistentes e piedosas, que você é digno da confiança delas. Evite criticar as crianças ou os pais. Não desperte as defesas delas nem aumente o conflito que já sentem. Sempre que fizer uma promessa, não deixe de cumpri-la rapidamente.

10. Ensine às crianças versículos-chave aos quais possam recorrer: Os meninos e meninas em situações difíceis precisam saber o que é errado e como agir certo. Eles necessitam do consolo das promessas de Deus. Ajude-os a guardar no coração versículos que falem dos padrões de Deus e os assegure do Seu amor e proteção.

11. Ore com as crianças e por elas: As crianças de lares com problemas muitas vezes se sentem engaioladas, solitárias e com medo. Ajude-as a compreender que Deus está sempre vigilante e atento. Encoraje-as a se voltarem para Ele quando precisarem de ajuda. Mostre sua preocupação sincera, ore pelas necessidades especificas da criança.

Estabeleça uma Política para tratar dos Problemas Graves de abuso


Uma criança pode precisar de muita ajuda além da que você pode dar. Prepare uma política-padrão para tratar dos casos de abuso severo. Se achar que uma criança está sendo fisicamente maltratada ou abusada sexualmente, é necessário notificar às autoridades. Consulte o seu Pastor, Educador Religioso ou Supervisor da EBD. Ajude a criança a compreender que você e a Igreja têm a responsabilidade de protegê-la.

Por último, assegure-a do seu amor e apoio contínuo. Fontes: Guimarães Claudia – Escritora “Livro Pastoreando as Crianças desta Geração” Ribeiro Márcia – Escritora “Livro Liderando Crianças com Excelência” Adaptado por Ivaldira para o NOBEC-Recife

COMO JESUS SE TORNOU MESTRE




O MELHOR EXEMPLO

Depois de uma Escola Dominical especialmente ativa com um grupo de meninos na faixa dos nove anos, uma professora exausta perguntou: “Os bons professores nascem ou se fazem?” Alguns são professores naturalmente dotados, alguns nunca deveriam ensinar, mas a maioria de nós tem o potencial para se tornar professores competentes. Quer você já tenha o dom natural ou se há semanas você questiona seu chamado como professor, por favor, leia. Como professores, temos um modelo de ensino universal – Jesus. Contudo, mesmo Ele teve de aprender a como ser um comunicador eficiente. Sabia que a menos que as pessoas conhecessem e compreendessem Sua missão, nunca seriam salvas.


JESUS O ESTUDANTE O primeiro passo para se tornar professor é ser estudante. Como criança Jesus não freqüentou a escola formal dos rabinos; antes, aprendeu primeiro de Sua mãe e então ao estudar a Palavra de Deus. Mesmo para Jesus, tornar-Se professor requereu-Lhe aprender os princípios básicos (Hebreus 5:7, 8). Temos a mesma oportunidade hoje. Podemos estudar Sua Palavra, ouvir-Lhe a voz, aprender de Seus caminhos e receber orientação e bênção do Espírito Santo (João 14:25, 26). Depois de Seu batismo, no início de Seu ministério, Jesus permitiu que o Espírito Santo O levasse para o deserto. Um lugar nada atraente, mas Jesus seguiu disposto a fim de obter melhor compreensão de Sua missão (Lucas 4:1-13). Durante toda a Sua vida Jesus foi estudante, aprendendo ainda mais a respeito da vontade de Seu Pai. Muitas vezes Jesus passou noites sozinho em oração (Lucas 5:16). A oração foi a chave, provendo o antídoto contra o desânimo (Lucas 18:1). Para sermos bons professores, necessitamos ser alunos dispostos. Ao aplicar a experiência de Jesus à nossa vida, necessitamos:  Dedicar tempo ao estudo pessoal.  Estar dispostos e abertos à direção do Espírito Santo.  Dedicar tempo à oração.  Por em prática o que aprendemos.


POR A TEORIA EM PRÁTICA Jesus aplicou as lições aprendidas em Sua vida. Quando o maligno O tentou, Sua resposta foi: “Está escrito ...” Colocou a teoria na prática. Seguiu a vontade do Pai para Sua vida, mesmo quando ela O levou ao Getsêmani e à cruz. A aplicação da teoria é a chave para o sucesso. É improvável que seremos provados e executados por nossa fé, mas os bons professores viverão pelos princípios bíblicos. Buscarão ser um exemplo vivo dos valores e das verdades que ensinam em sala de aula. TORNE-O PESSOAL Aonde quer que Jesus fosse às multidões O seguiam, porém Ele nunca perdeu de vista o indivíduo. A mulher junto ao poço, o jovem rico, o servo do centurião – a lista é longa. Jesus encontrava as pessoas onde elas estavam e atendia-lhes as necessidades. Não esperava que compreendessem os chavões dos religiosos judeus ou mesmo que fossem à sinagoga. Encontrava as pessoas e falava com elas na língua que pudessem compreender e animava-as e incentivava-as pelo que dizia e fazia. Os bons professores cristãos conhecerão seus alunos, os interesses deles, irão manter-se atualizados com as últimas tendências e saberão o que está “na onda”! Usarão lições a partir da experiência das crianças a fim de descortinar as maravilhosas verdades da Bíblia. Cada criança aprende de forma diferente, possui pontos fortes e fracos diferentes; saber e compreender isso são a chave para o acesso à alma.


DESAFIO DO COMPROMISSO Jesus nunca despediu vazio o perscrutador honesto pela verdade. Dedicou tempo para ensinar a todos que O procuravam. Conduzia-os no processo da descoberta até que, por fim, confrontava-os com uma escolha. Vemos isso em sua experiência com o jovem rico, com a mulher junto ao poço, com os discípulos, com Pilatos e com Nicodemus. Durante Sua vida e ministério, Jesus continuamente pedia que as pessoas fizessem um compromisso das pessoas. Foi assim que Se tornou mestre eficiente – nosso modelo! Ensine às crianças a entregarem e reconsagrarem suas vidas a Jesus. Isso não é uma opção e sim o alvo de todo o ensino. Ajudar as crianças a tomarem decisões positivas ao lado de Jesus é o que define o bom professor. Pontos-chave para se Tornar Professor Semelhante a Cristo  Dedicar tempo para o estudo pessoal da Bíblia.  Dedicar tempo à oração.  Seguir a liderança do Espírito Santo  Aplicar a teoria à vida pessoal  Ser honesto e tentar viver o que você ensina.  Conhecer seus alunos.  Usar os interesses das crianças para abrir as portas para as lições espirituais.  Criar oportunidades para que elas façam um compromisso.


Livro: Ser Semelhante ao Mestre

Pedagogia de Jesus

Adaptado para o NOBEC-Recife: Prof. Fortunato

TRABALHANDO COM O BERÇÁRIO

NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS DO BEBÊ


1. FÍSICA E MENTAL: - Se o obreiro ou os pais atendem ao bebê nas suas necessidades básicas, alimentação, higiene, sono em dia e ambiente calmo, não havendo nenhuma anormalidade, o bebê estará calmo e receptível a aprendizagem dos ensinamentos bíblicos. Quando o bebê aprende? Todo o tempo. Todas as coisas são novas para ele. O seu índice de aprendizagem é muito alto. Portanto, é necessário que o obreiro esteja atento, pois o bebê aprende andando, caindo, tocando, pondo coisas na boca, olhando, brincando, brigando, etc... O ambiente preparado para o nenê deve fornecer motivação apropriada para o ensinamento das verdades bíblicas, sem contudo saturá-lo de visualização ou de equipamentos. Além disso, é necessário observar se o ambiente lhe é familiar, se é calmo, limpo, os berços estão limpos e arrumados, os brinquedos lavados, a mesa de trocar fraldas limpa e arrumada, o material de evangelismo pronto e organizado, os obreiros vestidos apropriadamente e preparados emocional e espiritualmente para realização do trabalho.


2. SOCIAL EMOCIONAL: - Esta é a fase de maior sensibilidade da vida humana. Por isto, o bebê facilmente, perceberá as emoções dos adultos e reagirá a elas. Em classe, o obreiro receberá crianças com reações diferentes aos seus ensinamentos ou atividades da classe, pois, cada um tem personalidade própria e traz, de casa, uma bagagem diferente. Porém, o obreiro deve ser sempre bondoso e usar voz suave para expressar pensamentos bíblicos, ou mesmo para expressar seu desagrado pela atitude da criança. Jamais deve demonstrar ira ou levantar a voz na conversa com o bebê. Os cânticos, também, devem ser calmos e entoados bem baixinho. O ambiente calmo e saudável trará tranqüilidade e confiança para o bebê; proporcionando assim, maior aprendizagem dos valores bíblicos.


3. ESPIRITUAL: Os bebês ainda não entendem abstração. As verdades bíblicas são aprendidas mais pela atitude do adulto do que por palavras. Por isso o obreiro ao trabalhar com o bebê deverá estar consciente que a aprendizagem dos valores bíblicos será transmitida através de suas atitudes, do convívio e das experiências em classe ou no dia-a-dia. O bebê perceberá a sua experiência com Deus e aprenderá através dela sobre amor, paciência, perdão, comportamento cristão, obediência à Palavra, etc.


CONCLUSÃO: O bebê absorve do obreiro: • os seus sentimentos, mesmo quando o obreiro não percebe; • os seus valores; • o seu amor por Jesus; • a sua intimidade com Deus; • o seu amor pela Bíblia; • o seu amor pelo próximo e a maneira de tratá-lo; • a sua maneira de falar; etc.


OBJETIVO DO TRABALHO: Alcançar o bebê com o tríplice alvo da Educação Cristã, seja: Ganhar almas, promover o crescimento cristão e preparar obreiros. OBS.: Os resultados dos objetivos não serão vistos de imediato, pois, este é um trabalho à ser realizado com resultados para longo prazo. No futuro serão colhidos os frutos plantados nesta idade tão tenra.


A LIÇÃO: O obreiro poderá trabalhará, livremente, buscando transmitir ensinamentos bíblicos e comportamento cristão, de acordo com as oportunidades surgidas em classe, com cada criança. É necessário aproveitar a motivação do bebê, pois caso não esteja interessado no material ou na situação, é melhor mudar de atividade. Na classe o obreiro disporá de um espelho para levar o bebê a mirar-se, dizendo Deus ama, ou Jesus ama a .... (falar o nome do bebê). Poderá ainda, a cada dia, associar à esta atividade ou outra qualquer, informações sobre Deus e Jesus. As músicas deverão complementar o ensinamento bíblico e serem usadas todo o tempo de classe, se possível, sempre entoando-as baixinho, com voz suave. O bebê deverá ouvir o obreiro orar, espontaneamente, exemplo: Mostre uma flor e fale: Obrigado, Deus, pela flor. Para esta idade a brincadeira é uma ótima condutora de aprendizagem. Portanto, brincar de faz-de-conta pode ser usado pelo obreiro para trabalhar muitas lições bíblicas. Para isto poderá usar bonecos de tecido ou mesmo de plástico, ou ainda outro material que não ofereça perigo. Além disso o obreiro poderá repetir versículos bíblicos pequenos como: “O Senhor é meu pastor”, e outros, sem contudo, exigir esforço algum, para memorização. Os livros de tecido e os cartonados poderão ser muito úteis para lições bíblicas ou morais. Assim como, animais e flores, artificiais, e materiais diversos que representem a criação, para falar sobre o Criador. O obreiro deverá evitar trabalho grupal. A evangelização para esta faixa etária deve ser feita individualmente. Use a criatividade dada por Deus para promover situações diversas onde os bebês possam aprender verdades e fatos bíblicos. Use, ainda, o livro de cores sem palavras, para introduzir o bebê ao plano de salvação.

É claro que os primeiros contatos do bebê com o livro, deverá ser apenas para ensiná-lo cores, e mais tarde, lentamente, conduzi-lo ao plano de Salvação. Sugerimos as músicas de “Perfeito Louvor” de Romilda Moreira para esta faixa etária:


O OBREIRO – Este é o mais importante no trabalho com o bebê. O criança nesta faixa etária é muito sensível e aprende mais através das pessoas, do seu exemplo e atitudes, do que de palavras. O obreiro transmite ao bebê seus sentimentos, idéias e atitudes. Por este motivo, o trabalho com esta faixa etária tem que ser realizado com muito cuidado, amor, preparo intelectual, social e espiritual. É necessário que as pessoas escolhidas para o trabalho deste grupo etário sejam: calmas, pacientes, amorosas, criativas, flexíveis, que tenham vida cristã exemplar, que amem as crianças, e que sejam emocionalmente equilibradas.


BASE DO PROJETO: O trabalho de evangelização com o bebê deverá ser feito com base em suas características mentais e emocionais. Por isto os pais têm a preferência para o trabalho. Pois, quem conhece mais o bebê do que os pais?


ESTRATÉGIA: Os pais estarão trabalhando a sua criança em casa com o mesmo programa usado na igreja, para que ao chegar na igreja a criança reconheça o programa e receba-o bem, mesmo que seja apresentado por outras pessoas. OBS.: O Departamento Infantil deverá fornecer aos obreiros todo material necessário para a realização do trabalho, seja informação sobre psicologia infantil ou material didático.


SISTEMA DE TRABALHO: Para cada classe, cada domingo, haverá dois obreiros trabalhando. A preferência deverá ser para os casais que sejam pais dos bebês atendidos pela classe. Podendo também serem duas mães. Os obreiros receberão a escala de trabalho com bastante antecedência, para que tenham tempo de preparar-se intelectual, emocional e espiritualmente. A quantidade ideal de obreiros para este grupo etário é de um adulto para cada duas crianças. Esta escala pode ser encontrada na seção fomulários, nº 3.


MATERIAL E MOBILIÁRIO NECESSÁRIO PARA REALIZAÇÃO DO TRABALHO: Berços. Lençóis e fronhas. Mesa de trocar fraldas. Avental e chinelos (para os obreiros). 1 acolchoado para o chão. 1 cercado para bebês. Família pequena (bonecos de tecido para vivenciar a família do bebê ou família bíblica, ou mais lições). Livros de tecido (diversos) – Sobre a Bíblia ou com lições apropriadas para a faixa etária. Livros de cores (para evangelização) – Com plano da Salvação. Um espelho grande (apropriado para bebê – inquebrável). Flores de tecido. Animais de brinquedo. Alguns brinquedos educativos (apropriados). Visuais diversos (apropriados). OBS. 1: Apesar de ter berços e ser chamada de berçário, esta é uma classe de Evangelismo Infantil, e não apenas um lugar onde os bebês podem dormir. OBS. 2: Este programa poderá ser usado para a EBD e no Culto à noite, pois crianças nesta faixa gostam do que já conhecem.


SUGESTÕES PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO BERÇÁRIO 1. Para os bebês que apresentarem dificuldades de adaptação, os pais deverão permanecer no berçário por alguns domingos, seguidos. Poderão fazê-lo alternadamente, sendo um domingo a mamãe, e outro o papai. A presença dos pais é necessária para que o bebê os veja e não se sinta abandonado, até que conheça o ambiente, os obreiros e os coleguinhas. Contudo, os pais não poderão conversar entre si, e nem ajudarem os obreiros escalados na sua tarefa. Com isto, permitirão aos obreiros ganharem confiança e amizade dos bebês. 2. Não deverão permanecer no berçário, o bebês que estejam chorando, seguidamente. O obreiro deverá pesquisar as possíveis causas e tentar resolvê-las. O bebê poderá estar com fome, molhado, sujo, assustado ou até com dor. No entanto, contagiará toda a classe com seu barulho, levando todos a chorar. Para resolver este problema, após tentar atender o bebê, o obreiro deverá afastá-lo do berçário por algum tempo, na tentativa de acalmá-lo, ou então devolvê-lo para os pais, que poderão ficar na classe, como esclarece o item anterior, ou permanecer no templo com a sua criança. Não podemos transformar o berçário numa prisão, onde os bebês são obrigados à estar, mesmos que tenham dificuldades, somente para que os pais possam estar liberados no templo. 3. Para os pais escalados que tiverem dificuldades de estar presentes na data marcada, deverão avisar com antecedência a direção. Porém, antes, poderão fazer contado com outros pais, obreiros, trocando com eles a sua data. 4. Periodicamente haverá reunião com o corpo de obreiros, para avaliação do trabalho realizado e levantamento de sugestões e intercâmbio de procedimentos dos obreiros.


Enviado ao Grupo Dominicalnet pela irmã Nila Castanheira -

USA - RETIRADO DO SITE: www.escoladominical.net

domingo, 3 de abril de 2011

RADIO NOBEC RECIFE LOUVANDO AO SENHOR

PASTOR TEM CHEIRO DE OVELHA - (Ministrado em Recife)

“Pastor tem cheiro de ovelha, relata as experiências vividas em mais de 20 anos de ministério entre as crianças, levando o Evangelho de Cristo com toda sua plenitude, para crianças e adolescentes”. Este seminário tem como objetivo, mostrar-lhe que viver a essência da pregação e ensino entre as crianças, com todo envolvimento e entrega, é suficientemente capaz de gerar professores altamente qualificados. PASTOR TEM CHEIRO DE OVELHA - SUAS EXPERIÊNCIAS E ENVOLVIMENTO. “...Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas” I Sm 16:19 Porque motivo um pastor de ovelhas seria convocado por um rei? SUAS EXPERIÊNCIAS. (Como foi com José do Egito Gn 41:33) O caráter que foi forjado em Davi ENQUANTO trabalhava com as ovelhas, chamou a atenção de Saul, que viu o seu alívio vindo de um lugar improvável – As malhadas. Todos os seus Testemunhos o capacitaram: (I Samuel 16:18) Sabia tocar bem. (Aperfeiçoamento) Guerreiro Valente. (Não Desistir – Tentar Novamente) Sabia falar bem. (Convicção Declarada) Tinha boa aparência. (Simpatia – Bom relacionamento) O Senhor era com ele. (Intimidade com Deus e a Sua Palavra) Todas as habilidades encontradas no Pastor Davi, foram geradas por Deus para o cuidado das ovelhas (Propósito). Enfrentar ursos e leões para defender o seu rebanho, o capacitou para conquistas maiores. 1 – CRIAÇÃO E CUIDADO. “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele Que nos fez, e não nós a nós mesmos; Somos povo seu e ovelhas do seu pasto – Salmo 100:3” Este Salmo revela a relação básica do Deus Soberano com seus filhos – Ele nos criou para cuidar de nós (Ovelhas do seu pasto). O ovino pode proporcionar ao homem, um consumo de alta qualidade – Leite, carne e lã para proteger o homem do frio, e tudo isso com qualidade, e somente pedem proteção e cuidado. Não porque são preguiçosos, mas, por que não sabem se cuidar. Nossas fragilidades e incertezas nos comparam a pequenas e perdidas ovelhas. (Isaias 53:6 – Mateus 9:36) 1-PARA ESTE CUIDADO E PROTEÇÃO, DEUS CRIOU O PASTOR DE OVELHAS. O Salmo 23 é a nossa declaração de total dependência do Bom Pastor. Somos supridos em tudo. Na crucificação, satanás intentou ferir o Pastor e interromper, definitivamente esse cuidado (Mateus 26:31b) 2 – QUEM É O PASTOR DE OVELHAS? O Evangelho de João no Cap. 10, descreve características do verdadeiro pastor de ovelhas: O que entra pela porta (vs 2) (Reconhece as necessidades que envolvem seu chamado) Carreiras O que é conhecido do porteiro (vs 3) (Recebe a revelação das necessidades e suprimento) Aquele que chama pelo nome (vs 3) (Intimidade – Atento as realidades) O que vai adiante (vs 4) (Exemplo – Abrir o Mar) O que dá a vida pelas suas ovelhas (vs 11) (Vida vivida em prol do seu grupo) O que conhece as suas ovelhas e delas é conhecido (vs 14) (É digno de confiança) LADRÕES E SALTEADORES No mesmo capítulo de João 10, Jesus fala sobre aqueles de quem não são as ovelhas. Ladrões e salteadores. (Mercenário) Eles existem? Como reconhecê-los ? No verso 12 Jesus responde: “Quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas” 3 – A FORMAÇÃO DE UM REBANHO. Em Gênesis 30: 37- 42, o pastor Jacó nos revela o segredo da “geração” de um rebanho de qualidade Com determinação e Paciência. Gerados diante da brancura das varas. (A pregação do Evangelho – Perdão dos pecados - Compromisso) Gerados diante das águas. (Ambiente acolhedor e de Testemunho) Um rebanho heterogêneo. (Salpicados, malhados, listrados ou morenos) (Habilidade de tratamento para diferentes personalidades) (caverna de Adulão – I samuel 22 Um rebanho atípico. (Nenhum outro rebanho é igual ao seu) Um rebanho forte. (Ensinar-lhes a testemunhar e crescer) 4 - A PROSPERIDADE DO REBANHO “E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas , e servos, e camelos e jumentos Gn 30:43” Servos, servas, camelos e jumentos, só vieram por causa do crescimento do rebanho. Tudo que for preciso para amparar o crescimento do seu rebanho, Deus vai providenciar. 5 – A HONRA DO PASTOR Muitos líderes tem experimentado o sucesso, quando trazem para perto de si, pessoas experientes, com vivência de “rebanho e testemunho de malhadas”. “...Envia-me Davi, teu filho, o que está com as ovelhas” I Sm 16: 18,19 “Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o Senhor dos Exércitos:Eu te tirei do curral, de detrás das ovelhas para que fosses chefe do meu povo Israel” I Cr. 17:7 Graça e Paz, Beto e Juju.

VISUAIS DA HISTÓRIA DA BRANQUINHA - OVELHINHA DESOBEDIENTE


BRANQUINHA, A OVELHINHA DESOBEDIENTE - HISTÓRIA PARA A PASCOA

Baseada em Lucas 15:1-7

História dedicada aos pastores
Esta estorinha é em honra aos nobres e verdadeiros pastores, com titulo e sem titulo que resolveram atender o chamado de Deus e assim dedicar sua vidas ao apascentamento das ovelhas de Jesus que foram entregues aos seus cuidados. Parabéns a todos vocês que tem cuidado e abençoado crianças, jovens e adultos ensinando a Palavra de Deus.
Figura 1
Branquinha era uma ovelhinha muito curiosa e desobediente. Ela fazia parte de um rebanho de 100 ovelhas que eram cuidadas amorosamente por um dedicado pastor. Todos os dias o pastor levava o rebanho para apascentar em verdes campos, mas sempre cuidando delas; não deixava que traspassassem os limites, porque aquela era uma região de animais peçonhentos e selvagens.
Branquinha sempre chegava perto do limite e olhando ao longe pensava:
-Com certeza há plantinhas muito mais deliciosas, bem longe daqui! Meu sonho é um dia fazer dessas plantinhas um saboroso banquete!
O pastor, que a conhecia muito bem, sempre ficava de olho nela e dizia:
-Branquinha, minha pequena! Venha para perto de mim! Você sabe que não deve ir longe.
Então, Branquinha, contrariada, voltava para o rebanho.
Figura 2
Num daqueles dias, o lobo descobriu o lugar onde estavam as ovelhas e logo percebeu a facilidade de se aproximar de Branquinha porque ela sempre se afastava do rebanho e do pastor.
Então, o malvado, maquinou um plano para devorar a Branquinha. Ele se disfarçou de plantinha, se aproximou dela e começou a chamá-la:
-Psiu! Psiu!
-Esta falando comigo? Disse Branquinha procurando quem a chamava.
- Sim!, Respondeu o lobo falseando a voz para simular que eram as plantinhas que estavam falando.
-Plantinhas?…São vocês?
-Sim, somos nós querida ovelhinha!
-Mas que maravilha! Nunca tinha ouvido plantinhas falar! Esperem ai! Vou chamar o meu pastor! Garanto que ele vai se surpreender!
-Não! Espere ovelhinha. A gente não fala com humanos. Só com ovelhinhas! Respondeu o lobo apavorado.
-Ah que pena!
-Pois é! eu tenho observado muito você por esses dias! Você é uma ovelhinha muito diferente! Disse o mentiroso.
-É mesmo? Respondeu Branquinha toda feliz. – como assim?
-Você é uma ovelhinha “antenada” e inteligente. Vejo que você gosta de explorar novos lugares, e aposto até que você já sabe que depois do vale, lá bem longe… Há umas plantinhas saborosas.
-Sim, claro! Eu sou a única ovelhinha inteligente neste rebanho… E por isso sabia daquelas plantinhas…. Mas, acontece que….
-O que foi querida? Pode falar!
-É que o meu pastor não leva a gente a pastar além do vale, porque disse que é perigoso.
-Pois é, para você ser uma ovelhinha descolada e chic, está faltando mais uma coisa!
-O que, o que?… disse branquinha completamente envolvida na conversa do malvado lobo.
-LIBERDADE! Uma ovelhinha esperta, tem que ser livre. Ser livre é fazer o que você quiser, do jeito que quiser, onde você quiser e quando quiser. Liberdade é fazer tudo o que você tem vontade de fazer!
-É mesmo? Disse Branquinha sem desconfiar.
-Sim! Nós somos umas plantinhas chiques e livres. Você quer ser como a gente?
-Sim quero ser LIVRE!
-Então quer ir com a gente além do vale para comer as plantinhas saborosas que só existem por lá?
-Sim vamos! Respondeu Branquinha empolgada.
E assim o lobo conseguiu enganá-la, afastando-a do rebanho e da proteção do pastor.
Depois de terem caminhado vários quilômetros, Branquinha estava exausta.
Figura 3
Enquanto isso o pastor estava chegando ao redil, e como fazia todos os dias, ele ficou parado na entrada contando as ovelhas à medida que entravam.
-Floco de neve… Rabinho Branco… Docinho… Pinguinho… Orelhinha… Algodãozinho… e…. Branquinha? Onde está Branquinha? Ela não voltou com o rebanho? Alguém a viu? Gritava desesperado o pastor.
-Oh, não! Sairei à sua procura imediatamente! Disse, enquanto fechava a porta do redil e pegava o cajado em sua mão.
Foi assim que corajosamente o pastor saiu em busca da sua amada ovelha.
Bem longe dali, além do vale, Branquinha ainda caminhava seguindo “as plantinhas chiques e livres”, quando disse:
-Chega de andar, já estou exausta e com muita fome!
-Estamos longe do pastor? Perguntou o lobo.
-Sim, estamos muito longe.
- Então pode comer sim! Venha aqui, coma, coma… Somos muito saborosas, disse o lobo enquanto se preparava para devorar Branquinha.
Sem pensar duas vezes, Branquinha, deu uma mordida nas plantinhas…
-uhggggg!! Que nojo! Vocês são plantinhas falsas, de plástico.
Figura 4
-Sim, mas eu sou um autêntico lobo! Disse o malvado enquanto arrancava o disfarce. Ele começou a perseguir a Branquinha com as suas afiadas garras e temíveis dentes.
-Ah!! É o lobo mau! Socorro! Não Quero ser comida pelo lobo! Pastoooooorrr! Socorro! Gritava Branquinha enquanto corria desesperada com o lobo no seu encalço.
O lobo conseguiu capturar Branquinha e deu uma mordida em seu rabo.
Branquinha pensou que estava tudo acabado, que o seu fim havia chegado, até que de repente…, ouviu a voz do seu amado pastor.
Figura 5
-Solte-a, agora, tire sua mãos imundas da minha ovelha! Gritou o pastor enquanto batia fortemente no lobo com o seu cajado.
Branquinha chorava desconsoladamente com medo de que o malvado lobo ferisse o seu pastor. Depois de muita luta, a amedrontada ovelhinha ouviu a voz do pastor que estendia seus carinhosos braços para ela:
-Está tudo bem Branquinha. Não tenha medo! O perigo já passou. Venha para meus braços. Agora você está segura.
Como Branquinha estava agora feliz nos braços do seu pastor!
E o lobo? Querem saber o que aconteceu com o lobo? Ele ainda está correndo da surra que levou do pastor.
Figura 6
O pastor levou a ovelhinha nos seus ombros até o redil. Ele estava feliz porque a tinha achado, porque a tinha resgatado bem a tempo. Ainda que resgatá-la lhe custara varias mordidas do lobo mau.
A ovelhinha estava muito arrependida e agradecida, e prometeu nunca mais desobedecer nem desconfiar da bondade do seu pastor. Afinal ele arriscara a própria vida valentemente para salvá-la.
Essa noite houve no redil uma grande festa como nunca antes. Porque as ovelhas e o pastor alegraram-se toda a noite. E vieram os vizinhos e os amigos, e até os grilos, os sapos e todos os animais do vale cantaram alegremente com eles. Y essa noite a lua brilhou mais resplandecente que nunca.
Branquinha tinha voltado sã e salva para o rebanho.
“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11)

CAIXINHA CHORONA - HISTÓRIA EVANGELÍSTICA

Laurinha estava contente voltando da escola para casa quando ouviu um choro. Era um choro estranho, que chamou bastante sua atenção, tanto que ela resolveu procurar. - De onde vem este choro? Será um gatinho? Um cachorrinho? Quem sabe um bebê?

E o choro foi aumentando (nesta hora peça para as crianças participarem fazendo o som de choro), aumentando, aumentando... até que para a surpresa de Laurinha, ela viu de onde vinha aquele som.


Era de uma caixinha (para evitar gracinhas nesta hora diga para as crianças que realmente caixa não chora, mas como a história é você que está contando, caixa chora, fala, ri...) - Caixinha, por que está chorando? Diga. Para de chorar... E a caixinha chorona respondeu ainda chorando: -É que a minha dona me jogou fora, buaaaaaaaa. Laurinha pegou a caixinha no colo, limpou a terra que estava sobre ela, deu um abraço e disse: - Pois então agora você é minha, vou levar você para minha casa. Pare de chorar. Colocarei você em meu quarto, bem pertinho de mim. A caixinha parou de chorar, Laurinha enxugou suas lágrimas e as duas foram contentes para casa. Chegando lá Laurinha a colocou em seu quarto, e as duas se tornaram boas amigas. Onde Laurinha ia, levava a caixinha. Ia para escola, levava a caixinha. Ia brincar, levava a caixinha. Ia assistir televisão, levava a caixinha. E assim os dias foram passando. Certa manhã Laurinha percebeu que a caixinha nunca havia sido limpa por dentro. Ela apenas tinha limpado por fora quando a levou para casa. Levantou-se foi até o tanque e pegou água, sabão bucha, para lavar a caixinha por dentro.

Para sua surpresa a caixinha deu um pulo e gritou: - Não!!!!!!! Eu não quero me lavar por dentro, estou bem assim. - Mas, caixinha, você está cheia de coisas sujas e velhas, isso vai acabar estragando você. Deixe de brincadeira que vou te lavar. Mas não havia jeito, a caixinha queria fugir do banho de todo jeito. -Caixinha eu tenho que respeitar tua vontade, mas vou te dizer uma coisa, se você não deixar eu te limpar por dentro,você não poderá mais morar em meu quarto, pois nele não pode existir nada sujo. - Eu quero que você seja minha amiga para sempre, por isso pode me lavar. Eu quero morar para sempre em teu quarto. Laurinha então toda feliz lavou a caixinha por dentro. Ela ficou limpa e cheirosa. Quando Laurinha foi dormir ficou olhando a caixinha e começou a pensar: Eu estou parecendo a caixinha. Ando guardando muita coisa feia em meu coração, E sei que ele tem que estar limpo na presença de Deus. Então orou: - Querido Deus, sei que tenho feito coisas que Te entristecem e deixam meu coração bem sujinho, por isso eu quero Te pedir que venha limpar meu coração. Eu quero ser seu amigo para sempre com a certeza de um dia poder morar no céu bem pertinho do Senhor. Em nome de Jeus,Amém A partir deste dia Laurinha passou a ter seu coraçãozinho bem limpinho, pois quando fazia algo que entristecia o coração de Deus, ela logo pedia perdão. Adaptação de Bauzinho Chorão Pode cantar: Por dentro, fora ,alto, baixo, sempre sou feliz Por dentro, fora ,alto, baixo, sempre sou feliz Aqui Jesus entrou Meu coração limpou. Por dentro, fora ,alto, baixo, sempre sou feliz

MARIANA - A FLORZINHA

Mariana era uma flor bem pequena. Vivia num imenso parque, rodeada de muitas coisas bonitas. Visitantes vinham de longe para conhecer e apreciar aquele lindo lugar. A cada manhã quando o sol surgia, e os portões do parque se abriam, Mariana banhava-se com as gotas de orvalho. Lavava seu rostinho, suas pétalas, e, colocava-se na posição mais elegante possível, esperava ansiosamente que muitas pessoas viessem admirá-la. Mas... Que tristeza! Os pés dos visitantes passavam tão perto que quase a amassavam e, sem a notarem, dirigiam-se para o lindo e grande jardim que se encontrava logo atrás dela. Ah!... Se ela pudesse estar naquele lindo jardim, no meio daquelas grandes, coloridas e orgulhosas flores... Lá sim, ela poderia aparecer. Mas será que apareceria mesmo? Aquelas flores eram muito maiores, muito mais bonitas do que ela! Bem, ao menos se ela estivesse lá, quem sabe por um descuido, alguém a notasse. Mas, não tinha jeito! Ela estava ali, longe do jardim, e ao que parece. NADA havia nela que chamasse a atenção das pessoas. Numa manhã, Mariana acordou com um grande desânimo. Chegou mesmo a desejar que um daqueles homens bem pesadões que visitavam o parque, a amassasse com uma grande pisadona. Desta vez, quando as pessoas começaram a entrar pelo portão, ao invés de querer aparecer, Mariana queria se esconder. Esconder-se de todos. Ela sentia que não valia nada! Sentia-se muito feia. E via que nem merecia ser chamada de flor. Flores pra ela, eram aquelas do jardim! Aquelas sim eram admiradas por todos. Na verdade pra ela seria muito bom que nascesse muito mato ao seu redor. Assim, ela sumiria de uma vez! Mariana estava tão presa aos seus pensamentos, que nem percebeu quando uma menininha se aproximou dela. Depois de encostar seu narizinho na florzinha, a menina correu em direção aos seus pais gritando: - Mamãe, Mamãe, achei! Aquele perfume gostoso que sentimos, vem daquela florzinha ali! Venha sentir Mamãe! De perto o perfume é ainda bem mais gostoso! Mariana se alegrava. Estava agora até envergonhada e, procurou colocar-se da maneira mais elegante possível quando os pais da menina se aproximaram. Que felicidade para Mariana! Agora se sentia finalmente realizada. Muitas outras pessoas atraídas pelos gritos da menina vinham também sentir o delicioso cheiro da florzinha. Este era sem duvida o dia mais alegre na vida de Mariana. Esqueceu toda a tristeza que até a bem pouco tempo a abatia. E tudo, por causa do seu perfume, que foi percebido pela pequena visitante. Se fosse somente a sua beleza... Oh, as flores do jardim eram muito mais bonitas do que ela! Mas o seu PERFUME superou a beleza de todas as outras! A palavra de Deus, diz que nós, os salvos, somos o “bom perfume de Cristo”. Entenderam o que isto quer dizer? Quer dizer que cada um de nós, em nossas palavras, em nossas atitudes e em nossas ações, temos que mostrar que o Senhor Jesus vive em nós. Você é tão pequeno diante de um mundo tão grande, não é mesmo? Talvez seja o único ou a única pessoa crente lá na sua casa, lá na escola e,... É tão difícil!!! Pode pensar talvez... Quem vai dar importância às minhas palavras, ao meu testemunho?

Lembre-se de Mariana. Apesar de tão pequenina, seu perfume atraiu a menininha, depois seus pais, e depois, um grande numero de pessoas. Então, você quer ser realmente o bom perfume de Cristo? Assim, você será um meio para que outras crianças e adultos, quem sabe, seu papai ou mamãe, se interessem em receber a Cristo. Isto será sem duvida a maior alegria que você poderá experimentar. Mas há ainda uma coisa importante que eu devo dizer.

Você só poderá ser o bom perfume de Cristo, se já O conheceu como seu Salvador pessoal. Você já O convidou para vir morar no seu coração? Se não o fez ainda, saiba que Deus ama muito você. Tanto que, mandou se Único Filho, o Senhor Jesus, para morrer na cruz no seu lugar por causa do seu pecado (suas mentiras, sua desobediência, sua teimosia e tantas coisas que você tem feito de errado).

Ele derramou o Seu sangue e morreu por você naquela cruz. Mas depois de três dias ressuscitou e agora está no céu novamente preparando um lindo lugar para todos O receberem como seu Salvador.

Você quer fazer isto hoje mesmo? Se quiser, no fim da nossa aula, quando todos se retirarem, permaneça na classe alguns instantes ainda para que possamos orar juntos.

A FLOR MARGARIDA - LSP

(Professor(a) dê vida a sua história. Margarida é uma linda flor. Ela é alegre e muito diferente também. Sabe por quê? Por causa das suas pétalas bem coloridas. Quando Margarida foi criada, o seu Criador queria contar as crianças uma história bela e verdadeira. Posso contar a vocês? Vocês querem ouvir? O Criador de Margarida usou a cor AMARELA para a sua primeira pétala. Sabe crianças a cor amarela lhe fazia lembrar o céu a linda casa de Deus , onde Jesus está preparando uma morada para todo aquele que O aceitarem como Salvador. (João 14:2) A cor ESCURA lhe fazia lembrar do coração em pecado por causa da desobediência do pecado do homem. A Bíblia diz que “todos pecaram”, e não há um justo se quer” (Romanos 3:10 e 3:23) A cor VERMELHA lhe fazia lembrar do sangue de Jesus que foi derramado para resolver o problema do pecado. Jesus é o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem até Deus se não for por meio dEle. (João 14:6) – I Co 15:3-4 A cor BRANCA representa o perdão de Jesus sobre a vida dos salvos. Jesus foi vitorioso na cruz quando ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, por esta razão, Ele garante vitória para aqueles que o aceitam dando-lhes vida eterna (Salmo 5:17 – João 10:28) A SALVAÇÃO é um presente, e você pode agora mesmo receber a Jesus. Você quer? Ore comigo: “Senhor Jesus, sei que sou pecador(a), perdoe os meus pecados, entra no meu coração para sempre. Quero ter o meu nome escrito no Livro da vida, em nome de Jesus, amém!” Agora que você recebeu a Jesus saiba que ninguém o toma de suas mãos. A Bíblia diz: ...de maneira nenhuma te deixarei e te desampararei. (Hebreus 13:5b. E a pétala VERDE? Ela lhe fazia lembrar da vida de crescimento que deve ter todos os salvos por Jesus. Para que uma pessoa possa crescer espiritualmente, é necessário alimentar-se da Palavra de Deus, a Bíblia, e falar com Deus através da oração. Quando você vai a Igreja, você recebe alimento através do estudo da Bíblia e desta forma você pode crescer na medida em que pratica o que aprendeu. (2 Pedro 3:18) Sabe crianças assim como Jesus cresceu em sabedoria e graça diante de Deus e dos homens, Ele quer que eu e você cresçamos em Seu Nome. (Lucas 2:52). (Adaptado)

O QUE É INTERCESSÃO?

Interceder é colocar-se no lugar de outro e pleitear a sua causa, como se fora sua própria. É estar entre Deus e os homens, a favor destes, tomando seu lugar e sentindo sua necessidade de tal maneira que luta em oração até a vitória na vida daquele por quem intercede.

Há muitas definições que nós poderíamos dar sobre intercessão. A mais simples está na Bíblia: "Orai uns pelos outros" (tg. 5:16). Ela está cheia de exemplos: Abraão suplicou por Ló e este foi liberto da destruição de Sodoma e Gomorra; Moisés intercedeu por Israel apóstata e foi ouvido; Samuel orou constantemente pela nação; Daniel orou pela libertação do seu povo do cativeiro; Davi suplicou pelo povo; Cristo rogou por Seus discípulos e fez especial intercessão por Pedro; Paulo é exemplo de constante intercessão. Toda a Igreja é chamada ao fascinante ministério da intercessão.

O intercessor é o que vai a Deus não por causa de si mesmo, mas por causa dos outros. Ele se coloca numa posição de sacerdote, entre Deus e o homem, para pleitear a sua causa. Intercessão é dar à luz no reino do espírito às promessas e propósitos de Deus. É uma oração para que a vontade de Deus seja feita na vida de outros; é descobrir o que está no coração de Deus e orar para que isso se manifeste.

Deus levanta hoje um verdadeiro exército de intercessores. Ele está para trazer à Terra o maior derramamento do Espírito já testemunhado. Para tanto, Seu Espírito traz ao Corpo de Cristo um peso de intercessão, pois a oração intercessória é a ferramenta usada por Ele para manifestar na vida dos homens Seus poderosos feitos.

Interceder é ver a necessidade da intervenção de Deus nas mais diversas situações. É captar a mente de Cristo, de modo a ver as circunstâncias como Cristo as vê, e unir-se a Ele em súplica para que Deus se mova de tal maneira que Sua vontade e propósito Divinos sejam cumpridos nas vidas dos homens e das nações.

Interceder é combater

O primeiro aspecto da intercessão, é de combate. Você vai perguntar: Por que combate na intercessão? Saiba que não é Deus Quem retém as bênçãos do Seu povo. Muita gente pensa que Ele é o nosso problema. Absolutamente não! Ele não é o meu problema, é a fonte da minha benção. O ladrão é quem procura segurar a benção no caminho. Suponhamos que eu tenha dado uma Bíblia para o Antônio e o José a tenha segurado, impedindo que ela chegue ao seu verdadeiro destino.

Onde está a Bíblia? Já a despachei para o Antônío. Se ela ainda não está em suas mãos, onde irá procura-la? Contra quem irá lutar? Contra mim, ou contra quem reteve a Bíblia? É claro que é contra o José.

Deus já despachou do Céu tudo quanto é necessário para uma vida de vitória. Tudo é meu em Cristo Jesus. Ele já pagou o preço para que eu tenha a vitória, paz, saúde, prosperidade. Tudo o que é de Deus é meu. Seus tesouros são meus, em Cristo Jesus. Por que, então, vivo na miséria, preso, derrotado, oprimido, amarrado? Alguém segurou a minha benção no caminho e agora nós vamos brigar. É a vez de voltar-me para o inimigo e declarar: "Se Cristo pagou o preço, seu atrevido, tira a mão de cima, porque eu vou entrar agora na batalha, na autoridade de Cristo Jesus". Este é um aspecto da intercessão, paga, ir contra. Se o ininimigo chegar perto, ele vai ver que o justo é ousado como um leão. É a essa atitude que chamamos de combate espiritual e eis aí por que chamamos o intercessor de guerreiro de oração.

O intercessor se coloca face a face com Deus e face a face com Satanás. Quanto mais você intercede, mais verá a cara do inimigo, como é feia. Haverá guerra! Mas glória a Deus, porque quanto mais você combate, mais se transforma em um guerreiro firme, que não tem medo da batalha. Quando vem a guerra, você está de prontidão, arregaça as mangas e vai à luta. Por quê? Porque você já sabe que Satanás está derrotado. Essa é uma luta cuja vitória já foi ganha na cruz do Calvário há dois mil anos atrás; e como Morris Cerullo gosta de dizer, "tudo o que eu tenho que aprender é como vencer um ininimigo que já está derrotado." Satanás nenhuma autoridade tem sobre você meu irmão, nenhuma. Só aquela que você lhe der. Mas se você nada lhe der, ele nada terá. Ele não tem armas legítimas para lutar contra você; porém você as tem. Você tem armas poderosas em Deus para enfrenta-lo e vencê-lo. Ele tem uma boca grande, fala muito alto e faz a guerra com um pacote de mentiras, procurando trazê-las aos seus ouvidos, a fim de enfraquecer o seu espírito de combate. Todavia, se você conhece as suas maquinações, e não lhe dá ouvidos, não se rebaixa para ouví-lo, porque o lugar dele é debaixo dos seus pés, ele será para você um inimigo derrotado.

Não se impressione com o rugir inimigo. Faz muito barulho, ruge como um leão, mas não é um leão. Jesus é quem é o Leão da tribo de Judá, e ele procura imitá-LO, mas só faz barulho, só ruge. É como na história do peregrino: quando ele chega para entrar no castelo, feliz depois de vencidos tantos obstáculos, encontra um leão na porta de entrada. Logo, porém, descobre que este está amarrado, não faz nada, só mete medo, intimida com sua presença e seu rugir. Não tenha medo do falso leão, pois está sob o controle do Altíssimo, em nome de Jesus.

O cristão como intercessor

"Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de, súplicas, orações e intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens" (1 Tm. 2:1). "...e orai [também] uns pelos outros, para serdes curados e restaurados [a um vigor espiritual de mente e coração]. A fervorosa (sincera, continua) oração do justo torna um tremendo poder disponível (dinâmico em sua operação)" (Tg. 5:16 - Amp). O intercessor é aquele que se coloca entre Deus e (os homens, a favor destes, para pleitear sua causa, como se fosse própria. É aquele que se coloca entre vivos e mortos para que cesse a praga (Nm, 16:48). É aquele que tem o seu espírito afinado ao Espírito de Deus e consegue captar os pesos do Seu coração e se devota a orar por outros, sob Sua liderança, até que o cetro de Deus se levante, isto é, até que a causa seja ganha.

A intercessão visa alterar circunstâncias contrárias à vontade perfeita de Deus, levando-as a se harmonizarem com a mesma. O crente é o canal de Deus na terra, não só da proclamação da Sua Palavra, da Sua vontade e obra da Redenção, mas também de intercessão. Como isso funciona? Sintetizando o que estamos procurando transmitir, diríamos:

1 - Deus tem um propósito para o homem em Seu coração. Esse propósito tem sido revelado na Bíblia e em Cristo.

2 - Jesus intercede junto ao Pai de acordo com esse propósito. Como representante do homem no Céu, Jesus fala por ele.

3 - O Espírito Santo ouve o que Jesus fala e revela Seus desejos ao espírito do crente. É ali que Ele habita e faz o elo de ligação entre Deus e o cristão. Ele traz o que está no coração de Deus para o coração do crente.

4 - O intercessor fala e ora em linha com a revelação recebida pelo Espírito Santo. Quando ele abre a boca para orar movido pelo Espírito, uma perfeita harmonia se estabelece entre o Céu e a terra.

5 - É desencadeada a manifestação do poder de Deus nas circunstâncias a serem alteradas e que foram objeto de oração, provocando uma mudança.

O Chamado à Intercessão

Todo cristão é chamado a exercer o sacerdócio. Sacerdote é o que se coloca diante de Deus no lugar do homem, levando suas necessidades à presença dAquele que somente pode intervir miraculosamente na vida da raça humana, l Pedro 2:9 declara: "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz."

Ocupar a função sacerdotal implica necessariamente em ministrar a Deus a favor dos homens. É verdade que todos têm acesso à Deus, através de Cristo Jesus, porém é também verdade que a Bíblia nos exorta a orar uns pelos outros e fazer súplicas e intercessões por todos os homens. É um imperativo, um chamado, um dever, um privilégio. Por causa de tudo quanto já estudamos, é premente a necessidade de intercessores.

Você poderá dizer: Mas Deus já não proveu Jesus, como nosso intercessor? Isso não basta? Não, isso não basta. A terra é ainda dos filhos dos homens e é nela que as batalhas se travam. Em Cristo temos uma aliança com Deus, mas ainda é através dos homens que tudo se realiza na terra. O que acontece com Cristo, como o Intercessor provido pelo Pai, é que Ele tem autoridade de nos representar diante de Deus e, pelo Seu Espírito, tanto mudou nossa natureza, nos regenerou, elevando-nos à posição de filhos de Deus, como vive em nós. Isso nos garante uma presença sobrenatural para nos guiar num viver de acordo com Seus propósitos. Por causa do Espírito Santo em nós, que nos revela todas as coisas, podemos agora falar e orar em perfeita linha com a vontade do Pai. Mas coloque isso em seu coração: Você e eu somos a boca através da qual o Espírito Santo vai orar na terra o que Jesus ora no Céu. Através de nós, Ele intercederá com "gemidos inexprimiveis."

Convém a esta altura salientar que assim como Satanás só opera na terra, porque encontra o consentimento dos homens, Deus também opera na terra através do mesmo consentimento e instrumentalidade. Temos que abrir a boca aqui e dizer o que Deus diz no Céu, e é quando essa harmonia acontece, que as circunstâncias mudam, vidas são arrancadas do inferno, avivamentos rompem, cadeias são quebradas, Deus é temido, obedecido e glorificado.

A Intercessão é Prioridade

A intercessão deve ser uma das prioridades da vida do cristão. Todo crente é chamado a interceder. Há pessoas que têm um ministério de intercessão, com uma unção especial para tanto, mas cada crente tem uma vocação de Deus para interceder; É um imperativo. Quem não o faz, não exerce seu sacerdócio. Paulo é enfático ao dizer: "Antes de tudo, pois, morto que se use a prática de súplicas, orações e intercessões, ações de graça, em favor de todos os homens " (1 Tm. 2:1).

Fazer intercessões e súplicas por todos, deve ser uma prática em nossa vida.

Insistimos no princípio: Deus nada faz na terra, a não ser por meio da intercessão. Amado, nós temos que nos arrepender da nossa falta de intercessão. Cada oração nossa realiza alguma coisa no reino do espírito. Um dia que passamos sem interceder, é um dia em que perdemos a oportunidade de criar alguma coisa no mundo espiritual, com conseqüências no mundo natural, sendo que esta oportunidade não mais voltará.

Muitas crises surgem em nossas vidas por falta de oração. Muitas vezes o Espírito nos traz uma direção, uma luz ou impressão, mas não queremos nos devotar à intercessão e, então, sofremos, desastres acontecem na vida de outros, almas vão para o inferno e angústias que poderiam ter sido evitadas pela oração, dilaceram muitas almas.

Somos chamados a interceder! Não responder a esse chamado do Trono é estar em pecado. O profeta Samuel, diante do pedido do povo para que clamasse a seu favor, para que não morressem por causa dos seus próprios pecados, fez uma tremenda declaração que deveria ser um desafio para nós também: "E quanto a mim, longe de mim esteja o pecar contra o Senhor, deixando de orar por vós; eu vos ensinarei o caminho bom e direito" (1 Sm. 12:23).

Deus tem um propósito para o homem em Seu coração, e precisa dos Seus filhos para que esse propósito se estabeleça.

E o que é intercessão senão trazer a vontade de Deus à vida dos homem, da Igreja e das nações? Se entendermos isso, não esperaremos sobrar um tempinho para orar, mas faremos da intercessão uma das prioridades em nossa vida.


Fonte: Série Escola de Oração

Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695