O MELHOR EXEMPLO
Depois de uma Escola Dominical especialmente ativa com um grupo de meninos na faixa dos nove anos, uma professora exausta perguntou: “Os bons professores nascem ou se fazem?” Alguns são professores naturalmente dotados, alguns nunca deveriam ensinar, mas a maioria de nós tem o potencial para se tornar professores competentes. Quer você já tenha o dom natural ou se há semanas você questiona seu chamado como professor, por favor, leia. Como professores, temos um modelo de ensino universal – Jesus. Contudo, mesmo Ele teve de aprender a como ser um comunicador eficiente. Sabia que a menos que as pessoas conhecessem e compreendessem Sua missão, nunca seriam salvas.
JESUS O ESTUDANTE O primeiro passo para se tornar professor é ser estudante. Como criança Jesus não freqüentou a escola formal dos rabinos; antes, aprendeu primeiro de Sua mãe e então ao estudar a Palavra de Deus. Mesmo para Jesus, tornar-Se professor requereu-Lhe aprender os princípios básicos (Hebreus 5:7, 8). Temos a mesma oportunidade hoje. Podemos estudar Sua Palavra, ouvir-Lhe a voz, aprender de Seus caminhos e receber orientação e bênção do Espírito Santo (João 14:25, 26). Depois de Seu batismo, no início de Seu ministério, Jesus permitiu que o Espírito Santo O levasse para o deserto. Um lugar nada atraente, mas Jesus seguiu disposto a fim de obter melhor compreensão de Sua missão (Lucas 4:1-13). Durante toda a Sua vida Jesus foi estudante, aprendendo ainda mais a respeito da vontade de Seu Pai. Muitas vezes Jesus passou noites sozinho em oração (Lucas 5:16). A oração foi a chave, provendo o antídoto contra o desânimo (Lucas 18:1). Para sermos bons professores, necessitamos ser alunos dispostos. Ao aplicar a experiência de Jesus à nossa vida, necessitamos: Dedicar tempo ao estudo pessoal. Estar dispostos e abertos à direção do Espírito Santo. Dedicar tempo à oração. Por em prática o que aprendemos.
POR A TEORIA EM PRÁTICA Jesus aplicou as lições aprendidas em Sua vida. Quando o maligno O tentou, Sua resposta foi: “Está escrito ...” Colocou a teoria na prática. Seguiu a vontade do Pai para Sua vida, mesmo quando ela O levou ao Getsêmani e à cruz. A aplicação da teoria é a chave para o sucesso. É improvável que seremos provados e executados por nossa fé, mas os bons professores viverão pelos princípios bíblicos. Buscarão ser um exemplo vivo dos valores e das verdades que ensinam em sala de aula. TORNE-O PESSOAL Aonde quer que Jesus fosse às multidões O seguiam, porém Ele nunca perdeu de vista o indivíduo. A mulher junto ao poço, o jovem rico, o servo do centurião – a lista é longa. Jesus encontrava as pessoas onde elas estavam e atendia-lhes as necessidades. Não esperava que compreendessem os chavões dos religiosos judeus ou mesmo que fossem à sinagoga. Encontrava as pessoas e falava com elas na língua que pudessem compreender e animava-as e incentivava-as pelo que dizia e fazia. Os bons professores cristãos conhecerão seus alunos, os interesses deles, irão manter-se atualizados com as últimas tendências e saberão o que está “na onda”! Usarão lições a partir da experiência das crianças a fim de descortinar as maravilhosas verdades da Bíblia. Cada criança aprende de forma diferente, possui pontos fortes e fracos diferentes; saber e compreender isso são a chave para o acesso à alma.
DESAFIO DO COMPROMISSO Jesus nunca despediu vazio o perscrutador honesto pela verdade. Dedicou tempo para ensinar a todos que O procuravam. Conduzia-os no processo da descoberta até que, por fim, confrontava-os com uma escolha. Vemos isso em sua experiência com o jovem rico, com a mulher junto ao poço, com os discípulos, com Pilatos e com Nicodemus. Durante Sua vida e ministério, Jesus continuamente pedia que as pessoas fizessem um compromisso das pessoas. Foi assim que Se tornou mestre eficiente – nosso modelo! Ensine às crianças a entregarem e reconsagrarem suas vidas a Jesus. Isso não é uma opção e sim o alvo de todo o ensino. Ajudar as crianças a tomarem decisões positivas ao lado de Jesus é o que define o bom professor. Pontos-chave para se Tornar Professor Semelhante a Cristo Dedicar tempo para o estudo pessoal da Bíblia. Dedicar tempo à oração. Seguir a liderança do Espírito Santo Aplicar a teoria à vida pessoal Ser honesto e tentar viver o que você ensina. Conhecer seus alunos. Usar os interesses das crianças para abrir as portas para as lições espirituais. Criar oportunidades para que elas façam um compromisso.
Livro: Ser Semelhante ao Mestre
Pedagogia de Jesus
Adaptado para o NOBEC-Recife: Prof. Fortunato
Nenhum comentário:
Postar um comentário