sexta-feira, 20 de julho de 2012


Dicas sobre o MATERNAL

• Oferecer revistas com figuras diversas, tanto conhecidas como novas ampliando seu conhecimento.
• Identificar objetos e animais incompletos, solicitando que identifique a figura como um todo.
• Rasgar folhas de revista e tentar juntar reconstruindo a figura.
• Fazer a chamada utilizando a ficha com o nome próprio permitindo que a criança reconheça o seu nome no conjunto dos demais.
• Oferecer livros ilustrados com pequenas histórias para as crianças manusearem.
• Brincar com a criança associando o som ao conceito do objeto. EX.: Miau para o gato, piu piu para o pintinho, e au au para o cachorro, etc.
• Oferecer objetos concretos, estimulando-os a discriminá-los.
• Oferecer embalagens vazias para que a criança possa empilhar, enfileirar ou brincar livremente.
• Mostrar o livro de história após Ter lido, solicitando que aponte personagens.
• Proporcionar oportunidades de ouvir músicas clássicas e populares.
• Memorizar pequenos trechos de poemas, parlendas ou canções.
• Oferecer caixas de diversos tamanhos e formas, para a criança enfileirar para a menor ou encaixar uma dentro da outra.
• Oferecer lápis de cor, canetas, giz de cera, giz colorido e papéis diversos para a criança rabiscar livremente, sem levar em conta a grafia do trabalho.
• Oferecer giz colorido para rabiscar no chão, no pátio e no quadro.
• Estabelecer e ler os combinados com a turma.
• Permitir que ela faça o reconto de pequenos trechos das histórias contadas pelo educador.
• Interagir com as crianças na hora da alimentação, dizendo o nome dos alimentos que lhes são oferecidos.
• Manusear revistas infantis e identificar alguns personagens.
• Rasgar, amassar, jornais e folhas de revistas, em seguida amassá-los.
• Brincar com corda passando por cima e por baixo da mesma.
• Cantar acompanhando o ritmo com instrumentos ou objetos que produzem sons.
• Percorrer linhas diversas desenhadas no chão ( retas, curvas, sinuosas, etc.).
• Imitar sons, gestos sugeridos por um modelo.

MATERIAIS PARA O MATERNAL 1

• Jogos diversos de montar e desmontar.
• Jogos de madeira e plásticos desmontáveis.
• Massa de modelar e argila.
• Tinta guache, aquarela, tinta de dedo, etc.
• Materiais representativos da realidade: bonecas, carrinhos, panelinhas, telefone, espelho, banquetas, bolsas, etc.
• Bolas de diversos tamanhos e cores.
• Casinha de boneca, corda.
• Jogos simples de completar figuras.
• Caixas de papelão de variados tamanhos.
• Quebra cabeça simples.
 

 


 

 

 


TREINAMENTO IGREJAS EPISCOPAL CARISMÁTICA PENIEL - SETUBAL - BOA VIAGEM

O LADRÃO DA ALEGRIA
 Personagens 8 :
Menina Chorona
Crianças 1 e 2 (C1 e C2)
Ladrão de Alegria
Casal de namorados (amor)
Criança com pirulito e doces, (C3)
Cena

-Menina Feliz já está no palco
-Menina Chorona entra, soluçando, triste, caracterizando a personagem e diz: Gente, eu perdi minha alegria! Estou tão triste... Vocês viram se a alegria passou por aí?? E o pior é que eu ouvi dizer que há um ladrão roubando a alegria das pessoas! Eu perdi a minha, e ainda tem gente roubando alegria dos outros! Assim não dá! (senta e fica cabisbaixa, chora e fica "bicuda").
-Entram 2 crianças com brinquedos, felizes. A Menina Chorona as vê e chega mais perto (C1 e 2)
-Dialogo: Menina Chorona: Oi...
2C: Oi!!
-Menina Chorona: Por que vocês estão tão felizes??
C1: Porque eu tenho meu urso!
C2: E eu tenho minha boneca!
-Menina Chorona: E eles dão alegria?
2C: Muita!...
- Menina Chorona: Puxa... Me empresta um pouquinho?
2C: Não!!!!
- Menina Chorona: Só um pouquinho...Eu estou tão triste...
C1: Nem pensar!
C2: Não mesmo!
-Menina Chorona (fazendo cara de desdém): Tudo bem, eu nem queria mais, tá! Não preciso disso, tá! Mas olhem, tomem  cuidado, porque tem um ladrão por aí que anda roubando a alegria das pessoas...e ele pode roubar a de vocês...
C2: Ah, rouba nada! (C1 concorda com a cabeça)
-Menina Chorona sai de cena, e as 2C ficam brincando,
quando o Ladrão de Alegria chega de repente.
-Ladrão de Alegria: Ha, ha, ha!!! (falando para o público, as crianças não percebem) Eu sou o Ladrão de Alegria! E vou roubar a alegria dessas criancinhas! Há, há, há!!!!!
(assusta as 2C e rouba os seus objetos. Sai de cena correndo, escondendo os brinquedos. As 2C ficam chorando).
-A Menina Chorona volta, e encontra as 2C chorando e pergunta porque. Elas contam o que aconteceu.
 -Menina Chorona: Viram! Eu bem que avisei pra vocês! Mas eu vou continuar procurando a alegria, e quando eu achar eu aviso a vocês.
As 2C saem de cena, e a Menina Chorona fica pensando onde pode achar a alegria.
-Menina Chorona fala com o público : Ei, vocês ! Vocês sabe onde eu posso achar a alegria ? (faz um diálogo)
Chega casal de namorados com cartolina de coração.
Menina Chorona: Oi !
Casal: Oi !
Menina Chorona:Eu estou procurando a alegria, e vocês me parecem tão felizes... me dá este coração ?
Casal: Não !
Namorada: Isto aqui é o coração que representa que eu gosto muito dele
Namorado: E eu dela, claro!
-Menina Chorona: Ah sei... Ah, mas eu não preciso disso, fique pra vocês. Mas eu vou contar um segredo de amiga: Tem um ladrão aí que  tá roubando a alegria de todo mundo, segurem bem isto..
Namorado: Ah, mas este aqui ele não vai conseguir pegar.
Namorada: Nós seguramos bem forte
-Menina Chorona: Então tá ! Mas eu avisei, tchau! Eu tenho que procurar a alegria...
Ladrão de Alegria entra pedindo silêncio para as crianças
Ladrão de Alegria: Grita Oi bem forte: Casal ficam com cara de suspeitos
Ladrão de Alegria: Que lindo este coração né?
Casal: É sim, e é nosso!
Ladrão de Alegria pega rápido
Ladrão de Alegria: Agora não é mais, Ha! Ah! Ah! (e sai)
-Menina Chorona volta
Menina Chorona: Ei, porque vocês ficaram tão tristes ?
Casal: o Ladrão de Alegria roubou nosso coração (e vão saindo)
-Menina Chorona com o público: Eu avisei, vocês viram né ?
(chega criança doces)
C3: Hummm que pirulito gostoso !
-Menina Chorona: Oi,
C3: Oi...
-Menina Chorona: Sabe... eu tô muito triste !
C3: É por que ?
-Menina Chorona: Porque eu não tenho um pirulito desse pra me deixar bem feliz... me empresta um pouquinho?
C3: Não ! Se eu te emprestar eu vou ficar triste
Menina Chorona: Mas é só um pouquinho...
C3 ficando de costas
C3: Não! Não dá pra emprestar
Menina Chorona: Ah é? Então você fica sabendo que o Ladrão de Alegria vai vir pra pegar o seu pirulito e você vai ficar bem tristinho .
C3 dá de ombros
Ladrão de Alegria chega dando um susto
Ladrão de Alegria: Desculpe eu não quis te assustar.
C3: Quem é você ?
Ladrão de Alegria pegando o pirulito dele: Adivinha há há ha?
C3 chorando: Ah não é o Ladrão de Alegria
Sai chorando
-Menina Chorona: viram só? Assim não dá, o Ladrão de Alegria está pegando tudo e eu não achei a Alegria de verdade. (senta triste)

2ª parte - -Menina Feliz entra cantando (a alegria está no coração...): vê a Menina Chorona triste.
Menina Feliz: Oi... Por que você está chorando? O que aconteceu?
-Menina Chorona: Ah, eu estou cansada de ser triste... Eu perdi minha alegria, já procurei em todo lugar, e não encontro... Só encontrei outras pessoas, tristes também, porque o Ladrão de Alegria roubou a alegria delas...
-Menina Feliz: Roubar a alegria?? Como assim?
-Menina Chorona: Ué, ele pegava os brinquedos delas, o amor, os doces... as coisas que os deixavam felizes...
-Menina Feliz: Ah, mas isso não é Alegria de verdade! Eu tenho uma alegria que ninguém pode tirar de mim!
-Menina Chorona (leva um susto com a afirmação da Menina Feliz): Mas como? Cadê ela?? Me empresta um pouquinho??

-Menina Feliz: Olha, emprestar pra você eu não posso, porque ela é minha... mas a pessoa que me deu toda essa alegria pode te dá-la pra sempre!
-Menina Chorona: Pra sempre?! Ah, eu quero sim! Quem é essa pessoa, como eu falo com ela??
-Menina Feliz: Essa pessoa é muito especial, sabe, ela é Jesus. Só ela pode te dar uma alegria de verdade e pra sempre. E pra conseguir é só pedir pro Papai do Céu, que dá pra quem quiser, é só pedir pra Ele entrar no seu coração. Você quer?
-Menina Chorona: Ah, eu quero sim!
-Menina Feliz: Então, eu vou fazer uma oração com você, tá? Vem, ajoelha aqui.
(as duas se ajoelham e a Menina Chorona copia os gestos da Menina Feliz, que faz "posição de oração": olhos fechados e mãos juntas).
(os outros personagens vão entrando aos poucos se ajoelhando e repetindo a oração)
-Menina Feliz: Papai do céu repete...
-Menina Chorona: Papai do céu repete...
-Menina Feliz: Entra no meu coraçãozinho...
-Menina Chorona: Entra no coraçãozinho dela... (e aponta para ela)
-Menina Feliz: Não... entra no seu coraçãozinho porque você que quer...
-Menina Chorona: Ah é... entra no meu coraçãozinho porque eu que quero...
-Menina Feliz: E perdoa todo mal que eu fiz
-Menina Chorona: E perdoa todo mal que eu... (Menina Chorona interrompe a oração) até puxar o cabelo da minha irmãzinha?
-Menina Feliz: Sim...
-Menina Chorona: Mas ela mereceu... e também foi um pecado bem pequenininho, seria grande se eu tivesse batido nela ou arrancado o cabelo dela...
-Menina Feliz: É só que pra Deus não existe pecado grande nem pequeno, é tudo igual...
-Menina Chorona: Ah está bem... então: Perdoa todo mal que eu fiz, até bater na minha irmãzinha, mesmo que ela tenha merecido.
-Menina Feliz: E me dá muita alegria...
-Menina Chorona: E me da muita, muita, muita, muita, muita, muita, muita, muita, muita alegria...
-Menina Feliz: Em nome de Jesus
-Menina Chorona: Em nome de Jesus
-Menina Feliz: Amém.

Todos bem fortes: Amém!

-Menina Chorona: Oi amigos... agora nós achamos a Alegria que ninguém pode tirar né ?
-Menina Feliz: Agora vocês tem Jesus, Ele sim dá a verdadeira Alegria

Todos cantam a canção: A alegria está no coração de quem já conhece a Jesus, a verdadeira paz só tem aquele que já conhece a Jesus, o sentimento mais precioso que vem do nosso Senhor é o amor que só tem quem já conhece a Jesus.. Aleluia!

5 RECEITAS DE TINTAS "COMESTÍVEIS" PARA O SEU BEBÊ
Faz bem estimular a criança desde pequena... Pensando nisso postei uma nota com 5 maravilhosas Receitinhas de Tintas "Comestíveis" para o BeBê, use em casa com seu Bebê e quem trabalha em Berçário também fica a Dica. Essas tintas contém corante alimentício, não tem perigo nenhum caso a criança leve a mãozinha na boca.

Tinta de Neve
·   1 xícara de farinha de trigo
·   1 xícara de sal
·   1 xícara de água
Misture tudo, e acrescente gotas de corante alimentício (à venda em qualquer supermercado). Dica : divida a receita em seis potinhos , e use um corante diferente em cada .
Tinta de Chá ou Café
·   saquinho de chá ou café solúvel
·   áqua
Mergulhe um saquinho de chá em 1/4 de xícara de água, ou acrescente café solúvel a essa mesma água. Vá clareando ou escurecendo até obter diversas tonalidades. Utilize essa tinta para pintar sobre papel liso, ou para fazer vários tons.
Tinta de Gelatina
·   pó para gelatina
·   água
Junte a água e o pó para gelatina até obter a consistência de uma tinta mais cremosa. Utilize para pintar com os dedos ou com um pincel sobre papel brilhante. É uma tinta ótima para esfregar e se lambuzar.
Tinta de Farinha
·   farinha de trigo
·   água
·   corante alimentício
Misture 1 xícara de farinha e 3 xícaras de água em uma panela. Ferva até que a mistura esteja densa. Acrescente qualquer corante. Essa tinta mantém a textura depois de seca.
Tinta Caseira de Maizena
·   amido de milho (maizena)
·   água
por Lápis de Cornão tem perigo de trabalhar com as crianças do Maternal... rsrsrsrs
Bjinhos
Por que meninas de 6 anos querem parecer sexy?
Se você é mãe ou pai de filhas pequenas (por pequenas, leia-se a faixa etária de seis a nove anos), temos duas sugestões de livro de cabeceira: “O Efeito Lolita” (Meenakshi Durham, 2008) e “A infância perdida” (Diane Levin, 2009). Ambos escritos por autoras estrangeiras, mas já disponíveis na versão em português. Ambos tratam, por ângulos diferentes, do mesmo problema: a sexualidade cada vez mais precoce entre as meninas.
Os últimos anos já trouxeram numerosas pesquisas sobre o tema: por diferentes razões, que começam na própria criação familiar e passam por fatores como a influência da mídia e o ambiente escolar, as meninas têm entrado cada vez mais cedo no universo da sexualidade. Apesar dos alertas, no entanto, a tendência segue aumentando. Qual é, afinal, o motivo?

Sexualidade x Popularidade

Um estudo da Universidade Knox, em Galesburg (Illinois, EUA), abordou a questão da sexualidade infantil por um ângulo social: a popularidade. Será que as garotinhas desejam se tornar sexualmente atraentes mais cedo por razões “diretas”, ou existe uma pressão social em que isso é incluído para se tornar aceita sem que elas sequer saibam o real significado?
A resposta parece ser a segunda opção. O estudo reuniu 60 meninas entre 6 e 9 anos de idade, e a todas foram apresentadas duas bonecas: uma vestida em roupas discretas, cobrindo a maior parte do corpo, e a outra em trajes declaradamente sensuais.
Cada menina foi submetida a um questionário psicológico e social. Acoplado a isso, cada uma deveria escolher entre as duas bonecas em quatro quesitos: com qual das duas a entrevistada se julgava parecer mais, qual ela gostaria de ser, qual das duas seria a mais popular na sua escola, e com qual das duas bonecas ela gostaria de brincar.
Em todos os tópicos, a boneca “sexy” derrotou a “recatada”. Dois índices, em particular, foram considerados alarmantes pela equipe de pesquisadores: 68% gostariam de ser como a boneca sensual e 72% delas afirmaram que esta seria a menina mais popular entre o seu grupo de amigas.
A preocupação dos psicólogos se concentra especialmente neste último quesito. Aparentemente, não existe de fato nas meninas um crescente desejo de atrair os olhares dos meninos desde cedo, o que ficou comprovado com o perfil psicológico das garotas. A erotização precoce, desta forma, ocorre principalmente porque criou-se um senso comum, cujas origens já se perderam, de que uma aparência sexy está relacionada a vantagens na sociabilidade.

O que fazer, mãe?

Dica rápida: matricule sua filha em algum esporte. Segundo os pesquisadores, o índice de rejeição ao corpo sexy foi especialmente maior entre as que faziam atividades como dança ou ginástica.
A justificativa para isso, segundo eles, é simples: um esporte faz com que as meninas dêem mais valor ao potencial do próprio corpo como instrumento para desenvolver arte, habilidade e saúde, entre outros valores, de forma que a sensualidade passa a um segundo plano.

Embora isso pareça uma alternativa sadia, esconde um lado preocupante, segundo os psicólogos. Se uma menina de seis já precisa de um “artifício” como o esporte para poder fugir da visão do corpo como instrumento sexual, é sinal de que tal estereótipo entra imediatamente nas casas das famílias e na criação das meninas de maneira natural.

O papel da mídia

Muito já se falou sobre a influência da mídia e da indústria do entretenimento na criação do estereótipo, e os pesquisadores não descartam esta ameaça. Mais uma vez, no entanto, essa influência não acontece às claras.
Isso significa que os filmes, novelas e revistas jamais incentivam explicitamente a sexualidade infantil, e sim as vantagens que uma mulher adulta obtém na sociedade simplesmente devido ao “sex-appeal” que possui. No mundo infantil, isso se observa especialmente na popularidade, mas há outros reflexos. De um jeito ou de outro, no fim das contas, tudo contribui para o mesmo problema.
A atitude acertada seria, portanto, evitar o acesso das crianças aos meios de comunicação? Nem pensar, segundo os pesquisadores. A alienação não pode proteger a criança dos estereótipos negativos para sempre. Excluir a menina da realidade social em que vive só pode tornar as coisas piores.
É adequado que as filhas realmente assistam televisão, e de preferência junto dos pais. Uma ideia passada pela televisão pode ser modelada e trabalhada pela mãe para que não chegue “crua” à mentalidade das garotas que ainda não entraram na puberdade (esta realidade também foi comprovada em números pelo estudo). Uma instrução direcionada, de acordo com os pesquisadores, será sempre melhor do que a ausência de instrução.

Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695