quarta-feira, 9 de maio de 2012

COMO CRIAR FILHOS MASCULINOS E FILHAS FEMININAS

MENSAGEM
COMO CRIAR FILHOS MASCULINOS E FILHAS FEMININAS
Preletor: Se existe uma chave para criar filhos masculinos e filhas femininas, creio ser a influência marcante e constante da presença dos pais com seus filhos


Pr. Josué Gonçalves

Se existe uma chave para criar filhos masculinos e filhas femininas, creio ser a influência marcante e constante da presença dos pais com seus filhos! Este é o verdadeiro discipulado, a impressão digital deixada por um pai no filho, a mãe na filha, e vice-versa. Como vamos criar um filho à distância? "Pai" significa ser discipulador! E o verdadeiro discipulado significa participar no processo de formar Cristo em outras pessoas. Começa em casa. Sou o primeiro responsável para tornar meus filhos súditos do Rei Jesus. Onde já se viu um discipulado acontecer sem o contato constante e íntimo? Tentamos hoje com nossos muitos modismos, mas não conseguimos. Para Jesus formar discípulos, exigiu-se dele 24 horas por dia durante 3 anos! Tentamos escapar, criando palavras como "mentor", pois reconhecemos que não somos suficientemente abertos, transparentes, vulneráveis ou perfeitos (!) para outras pessoas nos observarem de perto. Criamos "programas" de discipulado para tentar resolver isso. Ao mesmo tempo ignoramos o contexto ideal que temos para deixar uma marca profundíssima na vida de outros-nossos filhos!

Quando olhamos para a Bíblia, logo nos seus primeiros capítulos, percebemos que se espera que a imagem de Deus nos pais (Gn 1.27,28) seja reproduzida nos filhos (Gn 5.1-3). Portanto, a preocupação principal dos pais deve ser criar filhos à imagem de Deus (a imagem de Deus resgatada) e depois permitir que Deus mesmo, pelo Seu Espírito, desenvolva os papéis da verdadeira masculinidade e feminilidade conforme Ef 5:22-31.

Infelizmente, o Inimigo continua seu ataque feroz contra a imagem de Deus (1 Pd 5:7; Ap 12:9,10). E como ele não pode atacar diretamente a Deus, sua estratégia é atacar ao homem, feito a imagem de Deus, desfigurando-o por meio das tentações e do pecado. É como se o homem fosse um espelho refletindo a glória de Deus, mas, que, de repente, o diabo vem e nele lança sua lama. A lama que o diabo lança no espelho impede-o de refletir perfeitamente a glória de Deus. O mesmo tem acontecido com as famílias: elas são alvo da lama diabólica.

Haverá algum meio de se limpar a lama jogada nos espelhos individuais e familiares? Sim! Jesus veio resgatar a imagem de Deus no indivíduo e na família pela sua obra na cruz (2 Co 5.17-21). Em Jesus, pelo poder do Espírito, a verdadeira masculinidade e feminilidade podem ser resgatadas (Ef 5.18-6.4).

Mas, afinal, o que significa ser masculino ou feminino?

Será que ser Homem significa ser bom de briga, artilheiro no futebol e ter capacidade de consertar qualquer problema mecânica?

Ou ter "pelos no peito" e conquistar muitas garotas são provas da verdadeira masculinidade?

E quanto às mulheres, será que ser uma boa cozinheira é sinônimo de ser feminina?

Ou ter um corpo "malhado" e ser sedutora são as marcas da verdadeira feminilidade?

A verdade é que as pessoas têm seus conceitos formados muitas vezes pelos amigos ou pela mídia e, portanto, suas bases neste assunto são seculares e mundanas.

A verdadeira definição de masculinidade e feminilidade é uma questão, segundo a Bíblia, do coração - um coração que segue o padrão de Deus traçado para ambos os sexos, especialmente no contexto do casamento.

Permitamos que Deus defina nossa sexualidade, e não a cultura. Em sua Palavra, Deus define o homem como sendo o "líder-servo" do lar, que ama, protege, providencia, educa, cuida e disciplina; e a mulher como sendo a "auxiliadora idônea", que cuida do lar, cria seus filhos, ama-os e ao marido (Confira: Gn 2:15-18; Pv 31:10-31; Ef 5:21-31; 1 Pd 3:1-7; 1 Tm 3; Tito 2:1-5).

Deus mesmo que nos deu a definição exata de nossos papéis como homens e mulheres, também nos deu, por meio da família, o privilégio de ensinar aos nossos filhos estes mesmos papéis. Provérbios 22.6 nos diz:

Ensina a criança no caminho em que deve andar e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

Com isso Salomão quer nos mostrar que criar nossos filhos à imagem de Deus exigirá treinamento e dedicação (Dt 6:4-9; Sl 78; Ef 6:4). Dedicação para abrirmos pacientemente uma "trilha" para nossos filhos e treiná-los perseverantemente para seguirem esta trilha aberta. É um processo abrangente que demanda muito do nosso tempo, mas, se queremos de fato formar nossos filhos, devemos investir neles a maior quantidade de tempo possível com qualidade. Embora durante este demorado processo devemos ser sensíveis à natureza de nossos filhos, em nenhum momento podemos esquecer que nosso dever nele é sermos "pró-ativos". Ou seja, os pais devem antever as situações e buscarem sabedoria na Palavra para se prepararem para enfrentá-las, visto que o caminho natural da criança é estultícia e vergonha (Pv 29:15, 22:15). Todavia, este esforço para criar nossos filhos à imagem de Deus traz sua recompensa: a alma dos pais experimentará delícias! (Pv 29.17).

Gostaria de sugerir ao leitor dez idéias práticas que têm sido muito úteis para nós na criação de nossos filhos:

 1. Liberdade Apropriada (Pv 29.15):

A liberdade que vamos dar aos nossos filhos deve ser progressiva e responsável. Isto significa que no começo da vida do filho o pai o dirige em todas as situações. Somente à medida que o filho amadurece e vai tomando consciência de suas responsabilidades é que o pai vai gradativamente deixando-o tomar suas próprias decisões;

 2. Demonstrar carinho por meio de contatos físicos:

Nossos filhos precisam saber que nós temos um grande carinho por eles. Quando ainda são pequenos podemos pegá-los no colo e quando maiores podemos abraçá-los. Com estes gestos transmitimos a eles todo nosso carinho. Se Jesus pôde tocar num leproso, certamente posso abraçar meu filho! Uma coisa que sempre fiz com meus meninos foi brincar de "lutinha". Eles gostavam muito disso. Gestos simples como estes, cultivados no ambiente familiar com respeito dão segurança aos nossos filhos;

 3. Palavras de afirmação e encorajamento( Ef 4.29):

Se transmitimos o nosso carinho por meio de gestos, por meio de nossas palavras transmitimos nosso amor e apreciação pelos filhos. Muitos homens e mulheres vivem hoje amargurados com seus pais porque nunca ouviram deles sequer uma palavra de apreciação. E é tão simples!! Veja algumas frases simples que você pode lhes dizer:

"Realmente você é uma mocinha"

"Você está se tornando um homem de Deus"

"Tenho muito orgulho de você ser meu filho"

"Você parece mais e mais com a sua mãe (seu pai)"

 4. Ensino Formal e Informal ( Dt 6.4-9 ):

O ensino formal se dá quando ensinamos alguma lição aos nossos filhos, seja ela religiosa, ética ou moral. Com este tipo e ensino já estamos acostumados. Porém, nossa instrução a eles não deve ser restringida a estes momentos formais apenas. Devemos aproveitar todos os momentos para ministrar ensino aos nossos filhos.

 5. Promova "Encontros Familiares":

Não desperdice a oportunidade de tomar as refeições com todos os filhos. Na hora do almoço, por exemplo, não deixe que eles tomem sua refeição assistindo televisão enquanto vocês pais a tomam na cozinha (ou vice-versa!). Não! Junte toda a família à mesa e desfrutem da comunhão neste tempo. Planeje as "férias da família". Decidam juntos aonde ir e como desfrutar ao máximo as férias como família. Outra idéia para encontros familiares é uma "reunião de leitura". Escolha um livro para ler e reúna a família na sala e você, papai, leia a história para ela!

 6. Promova também Encontros Particulares:

Com meus filhos tenho posto em prática a idéia de levá-los individualmente comigo para tomarmos café da manhã em alguma padaria. Quando chega o dia de determinado filho tomar café comigo apenas ele fica muito feliz, aliás, todos ficam. É um tempo muito especial, é um tempo de termos uma "conversa de pai para filho". As viagens também são ótimas oportunidades. Quando vou viajar e posso, sempre levo comigo um de meus filhos.

 7. Crie para os filhos "Heróis Evangélicos"

É muito comum as crianças admirarem um "herói". Esteja atento para pessoas ao seu redor que possam ser um "herói" digno de ser admirado. Por exemplo: "o vovô é um herói por ter nos educado no caminho do Senhor" Seja você mesmo, papai, um herói para seu filho! Você pode ser para ele o melhor goleiro, caçador ou pescador!

 8. Desenvolva Projetos e Interesses particulares da Família:

A vida traz inúmeras oportunidades para desfrutarmos a vida familiar. Por exemplo, minha esposa e eu gostamos de praticar cooper e nós envolvemos nossos filhos nesta atividade física. Talvez você e seu cônjuge gostem de andar de bicicleta, então, andem com seus filhos! Há muitas coisas em que a família toda pode se envolver e torná-las como interesse particular dela: música, trabalhos manuais e etc.

 9. "Rito de Passagem":

Outra idéia simples que marca muito a vida de nossos filhos é comemorar o seu décimo quinto aniversário com um "rito de passagem". Quando o menino atingir uma maturidade tal que você quer honrá-lo com mais privilégios E responsabilidades (por exemplo, ao completar 15 ou talvez 16 anos), chame seus avôs, tios e irmãos da igreja que influenciam sua vida para presenciarem a transição do "menino para adulto" e peça-lhes que cada um traga uma palavra de encorajamento ao aniversariante. O mesmo se dá com a menina: chame as avós, tias e irmãs da igreja para que também presenciem sua "maioridade" e lhe dêem palavras de encorajamento e instrução. Com certeza será uma festa de aniversário que seus filhos nunca vão esquecer e, ao mesmo tempo, vão torná-los mais conscientes de sua nova postura doravante diante da sociedade.

10. Envolva sua família em ministérios na Igreja:

Você já pensou em fazer parte do coral de sua igreja com toda a sua família junta? Pois bem, não perca oportunidades como esta! A igreja local oferece diversas oportunidades para que a família sirva ao Senhor unida. Nossa família, por exemplo, está envolvida com o ministério de música de nossa igreja; a família de um colega se envolve com o ministério de crianças fazendo apresentações de fantoches.

Quando Deus planejou a família, Ele tinha em mente criar as melhores condições para que a vida humana fosse plena de significado e realizada.

Quando assumimos a vontade de Deus para a nossa família, na dependência Dele, estamos aceitando uma oportunidade real e verdadeira de vivermos felizes e realizados. Olhando por esse prisma bíblico, criar nossos filhos à imagem de Cristo não é um fardo, mas, sim, um grande privilégio.

Ao terminar, gostaria de deixar a você, pai ou mãe, uma palavra de ânimo. Se você se sentir incapaz de formar seu filho, lembre-se de que nenhum pai é capaz porque todos somos pecadores (Rm 3.23). Criar filhos ou filhas segundo a vontade de Deus não depende tanto de nossas forças, mas de dependermos de Deus e obedecer-lhe as instruções contidas em sua Palavra.

"E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus ( Fp 4.7 )".

EXPLORANDO O LADO LÚDICO - EDUCAÇÃO


Paulo Debs reafirma papel da leitura e desafia igrejas criarem ações

A média de leitura do brasileiro é de apenas 2,1 livros por ano, segundo a 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em março. O estudo revela que, no total, a média de leitura do brasileiro é de 4 livros anuais, dos quais dois não são lidos até o final. O número é menor do que o registrado em 2007, quando foi feita a 2ª edição da pesquisa. Na época, a média de livros lidos por ano era de 4,7. Para mudar este quadro o escritor Paulo Debs, vencedor do Prêmio Areté, desafia a sociedade e igrejas a criarem ações para estreitar o contato do livro com a criança.

O levantamento foi feito pelo Ibope Inteligência com 5 mil entrevistados em 315 municípios entre junho e julho de 2011. A pesquisa, encomendada pelo Instituto Pró-Livro, mostra ainda que metade da população - cerca de 88,2 milhões de pessoas - é considerada leitora, ou seja, leu ao menos um livro nos últimos três meses. O índice é menor do que o registrado em 2007, quando 55% da população havia declarado ter lido ao menos um livro nos três meses que antecederam a pesquisa. O Centro-Oeste é a região com melhor média de livros lidos, seguido pelo Nordeste, Sudeste, Sul e Norte.
A Bíblia é o livro mais lido no Brasil, seguido por livros didáticos, romances, livros religiosos, contos e livros infantis. As mulheres leem mais do que os homens. Enquanto 53% delas são leitoras, entre os homens o índice é de 43%.Ainda segundo a pesquisa, 75% da população nunca frequentou uma biblioteca na vida. Presente à abertura do seminário Retratos da Leitura no Brasil, no qual o levantamento foi divulgado, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, disse que o governo trabalha para zerar o número de municípios sem biblioteca.

- A leitura, quando vai além do livro didático, vai permitir a formação do cidadão, vai dar ao cidadão as ferramentas do conhecimento, permitir a ele desenvolver a capacidade de reflexão e análise, de questionar e desenvolver seu pensamento e sua opinião. A literatura tem essa capacidade. A televisão não permite tanto a reflexão quanto o livro - afirmou a ministra.

Paulo Debs, escritor e ilustrador, crê que o setor de livros cristãos oferece bons produtos, no entanto, falta diminuir esta lacuna da criança com as letras. "É pela linguagem que se alcança os pequeninos, pela ilustração leve e que saiba transmitir sua mensagem, pelo olhar clínico sobre como lidar com cada criança." Lançando Dora roda, obra no qual incentiva a amizade, o respeito e a compreensão para com as pessoas com deficiência, o autor defende que mesmo na era da conectividade a criança não deve perder seu lado lúdico.

"Esta essência não pode se perder, crianças tem sonhos e nosso trabalho é pinta-los no papel, agregando e não extinguindo-os."

Por: Robson Morais - Redação Creio

segunda-feira, 7 de maio de 2012














Alunas NOBEC 2012 - Apresentando suas aulas






CONTANDO HISTÓRIAS COM ARTES - alunas NOBEC-Recife 2012


O processo de estímulo e incentivo para se contar uma história são inúmeros,
mas sua eficácia depende de como o contador os utilizará. Não há "fórmulas mágicas" que substituam o entusiasmo do contador.
Quem aspira ser um bom contador de histórias, deve desenvolver alguns passos importantes em seus preparativos:

1) a história a ser contada e apresentada deve estar bem memorizada. Por isso, é imprescindível ler a história várias vezes e estar bem familiarizado com cada parágrafo do livro, para não perder "o fio da meada" e ficar procurando algum tópico durante a apresentação;

2) destacar e sublinhar os tópicos mais importantes, interessantes e significativos, para que na apresentação recebam a devida valorização;

3) procurar vivenciar a história. Envolver-se com ela, fazer parte dela e sentir a emoção dos personagens e ao apresenta-la atrair os ouvintes para a magia da história;

4) ao apresentar a história, falar com naturalidade e dar destaque aos tópicos mais importantes com gestos e variações de voz, de acordo com cada personagem e cada nova situação. No entanto, é preciso cuidar para não exagerar nos gestos ou nas entonações de voz;

5) oferecer espaço aos ouvintes que querem interferir na história e participar dela. Quem se sente tocado em seu imaginário sente necessidade de participar ativamente no desenrolar da história. O importante é que nessa hora não haja pressa, contando ou lendo tudo de uma só vez. É preciso respeitar as pausas, perguntas e comentários naturais que a história possa despertar, tanto em quem lê quanto em quem ouve. É o tempo dos porquês;

6) toda história e toda dramatização devem ser apresentadas com entusiasmo e paixão. Sempre devem transparecer a alegria e o prazer que elas provocam. Sem esses componentes, os ouvintes não são atingidos e logo perdem o interesse pelo que está sendo apresentado.
Segundo Abramovich (1993), "o ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o pensar, o teatrar, o imaginar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o querer ouvir de novo. Afinal, tudo pode nascer dum texto!" A criança, ao ouvir histórias, vive todas essas emoções. Afinal, escutar histórias é o início, o ponto-chave para tornar-se um leitor, um inventor, um criador.

Fonte: PIPOCando Historias


Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695