quinta-feira, 21 de maio de 2009

10 Formas de Fazer as Crianças Orarem - Dawn Marie Barhyte










Para que possamos influenciar a criança em sua vida de oração, é necessário que venhamos a :
1- Ser uma pessoa de oração! Visto que as crianças aprendem a partir daquilo que vêem em seu ambiente, o elemento fundamental para ensinar crianças menores a orar é sermos pessoas de oração.

2 - Usar linguagem apropriada e do dia a dia com elas, e ver que as orações sejam breves, simples, sinceras e diretas. Assegure-se de orar a respeito de fatos do dia a dia a fim de que cada criança possa compreender. Por exemplo: toda vez que ouvir as sirenes do carro de bombeiros, pare! Profira uma oração em voz alta. Faça-a com as crianças.

3- Fazer da oração uma prioridade! Defina uma hora e lugar acolhedor e amoroso para ajudar as crianças a aceitarem a Deus. Prepare um lugar aconchegante de oração para ser usado antes do início do programa. Você pode incluir uma Bíblia para crianças, almofadas macias, música suave e relaxante como também livros sobre a oração e apropriados à faixa etária

4- Tornar a oração uma rotina! As crianças apreciam a rotina e assim esta deve ser incorporada sempre que possível. Por exemplo, comece o dia com uma oração cumprimentando a Deus: “Pai celestial, ouça a minha oração. Que eu esteja sob o Seu amor e cuidado. Sê meu guia em tudo o que eu fizer hoje. Abençoe aqueles que me amam e a todas as crianças também”. Se durante a programação as crianças forem comer algo, profira esta linda oração: “Obrigado Senhor Deus por este mundo tão belo. Obrigado pelo alimento”.

5- Praticar a oração de improviso! Quando a criança o procura com uma preocupação ou problema, pare e faça uma oração com ela. Peça a direção de Deus. Por exemplo, você pode dizer: “Querido Deus, por favor, ajuda o José a ser melhor. Ajuda-o a partilhar seus brinquedos especiais com seu amigo João”. Por meio de nosso apoio podemos instilar a idéia de que podemos conversar com Deus, a qualquer ora e de que Ele sempre irá ouvir.

6- Usar orações diferentes! Como adultos usamos orações de agradecimento, de adoração, de petição e de louvor. Agradecemos a Deus pela melhor parte de nosso dia e sempre que algo bom acontece – não importa o quão pequeno – dedicamos um minuto para mostrar gratidão. Devemos ensinar isso às crianças. Muitas vezes agradecemos a Deus por Suas bênçãos; devemos incentivar aqueles que estão aos nossos cuidados a fazerem o mesmo.

7- Incorporar atividades práticas sempre que possível! É boa prática planejar formas de permitir às crianças se movimentarem, ver ou tocarem como parte da lição. Crie uma colagem de “Obrigado, Deus” em sua classe e desenhe ou escreva suas orações. Elas podem também mostrar ou dizer como Deus respondeu a cada um. Para as crianças muito pequenas, alguém pode escrever por elas.

8- A cada momento dirigir a atenção das crianças para a Criação de Deus! Dê apoio ao senso natural de admiração e temor daqueles que estão sob sua responsabilidade. Agradeça a Deus, espontaneamente, ao ver um arco-íris depois de uma tempestade, ou as flores da primavera. Diga: “Vejam o que Deus fez para nós"!

9- Convidar as crianças a orarem por motivos específicos! Troquem idéias com as crianças e falem a respeito de situações e de pessoas por quem orar. Torne suas orações significativas ao orar especificamente por crianças da sala, pelas vítimas de alguma catástrofe local ou em outra região.

10- Celebrar a oração de cada criança! Alimente a auto-estima e elogie a oração proferida pela criança. “Muito bem, você fez uma oração muito bonita!” “Obrigado, (nome da criança). Deus fica feliz quando nos dirigimos a Ele”.!

Evangelizando com as cores do Livro Sem Palavras

Amarelo - fala das ruas de ouro lá do ceu
Preto (escuro) - aplica-se ao pecado, tudo que fazemos e que desagrada a Deus
Vermelho - lembra o sangue que Jesus derramou na cruz e que só ele nos purifica do pecado
Branco - fala da purificação do coraçao - aceitação do presente da salvação
Verde - Lembra-nos que devemos permanecer em Cristo para dizer NÂO as tentações
Após a evangelização usar de duas maneiras para atingir o coração da criança.
1. Levar a criança a aceitar a Cristo como seu Salvador pessoal
2. Desafiar a criança salva a continuar buscando ao Senhor através da leitura da Bíblia, indo a Igreja, participando da EB, orando e servindo
Amém


quarta-feira, 20 de maio de 2009

As sementes também "contam sobre a Páscoa"...






Dirigente: As sementes também "contam sobre a páscoa"...

(OBS: Agora outras quatro crianças se juntam às demais crianças. Entram, uma trazendo flores, outra trazendo frutas, outra pão e por último uma criança trazendo uma cruz de madeira)

Dirigente: No Evangelho de João 12:24 Jesus nos diz: "Em verdade, em verdade vos digo: se o grão, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, produz muito fruto".

1ª Criança: Estão vendo estas flores? Primeiro foram sementes mortas debaixo da terra.
2ª Criança: Estas frutas também, antes foram sementes mortas debaixo da terra.
3ª Criança: E o pão, primeiro foi trigo, que foi semente morta debaixo da terra.

Todas: A semente precisou morrer para termos...1ª Criança: Flores
2ª Criança: Frutas
3ª Criança: Pão
4ª Criança: Assim também foi com Jesus: quem viu Jesus na cruz pensou: está morto! acabou!

Mas do mesmo jeito que a semente Jesus viveu de novo. Ele vive hoje em nós. Ele vive hoje na Igreja que faz o seu trabalho.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Capacitação para Professores de Crianças na Academia Cristã em Boa Viagem - Recife/PE
















Capacitação para Professores de Crianças na Academia Cristã de Boa Viagem
















Academia Cristã em Boa Viagem - Recife/PE





Parabéns a visão de Reino da Direção da Academia Cristã e do Pr. Abner Assis

COMO EVANGELIZAR CRIANÇAS

O CÉU - SÓ HÁ UM CAMINHO: O céu é um lugar maravilhoso? A Bíblia, a Palavra de Deus, diz que lá NUNCA haverá lágrimas, morte, tristeza, choro, dor ou escuridão. O pecado também não poderá entrar ali. O céu é um lugar lindo? Na Bíblia lemos que a cidade celestial é de ouro puro e brilhante como o cristal. O Céu é um lugar preparado. A Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo, o Filho unigênito de Deus, está preparando (construindo ) um lugar para todos aqueles que O aceitam em seus corações. Você quer entrar neste lugar?

PEQUEI: A Palavra de Deus, a Bíblia, diz que só há uma coisa que nos impede de ir para o céu. Um coração cheio de escuridão do pecado, e isso, não nos deixa entrar no céu. E todas as pessoas do mundo pecaram (Romanos 3: 23 e Romanos 3:10) Isso significa que todos estão separados de Deus. Será que você costuma dizer, fazer e pensar coisas que não agradam a Deus? Isso é pecado! A Palavra de Deus diz: " a alma que pecar, essa morrerá" (Ezequiel 18:4). A Bíblia diz que nem o pecado e nem o pecador podem entrar no céu. (Apocalipse 21:27). Mas há solução para você.

DEUS ME AMA: Estou muito feliz que a nossa estória não parou naquele ponto triste. Lemos em João 3: 16 "Porque Deus amou e em Romanos 5: 8 " Deus prova”, leia na Bíblia. Somente Deus poderia mostrar esse amor. Costumamos ser gentis com os nossos amigos quando eles são gentis conosco. Mas quando eles não são gentis conosco, achamos muito difícil ser gentil com eles. O mesmo não acontece com Deus. Ele nas amou quando nós ainda não O amávamos, nem pensávamos nEle. Deus, o Pai, nos amou ao ponto de mandar o Seu Filho unigênito, o Senhor Jesus Cristo, para morrer por nós. E o Senhor Jesus, que é Deus o Filho, nos amou a ponto de querer vir a terra para morrer por você e por mim. Mas, para isso...

CRISTO MORREU POR MIM: Mesmo nos amando muito, Deus não pode deixar o pecado fazer parte de nossas vidas. A Bíblia diz, em 1 Coríntios 15: 3, "Cristo morreu pelos nossos pecados.. . foi sepultado, e ressuscitou segundo as Escrituras (Bíblia )". Quando o Senhor Jesus, o Filho de Deus sem pecado, morreu na cruz, morreu em seu e meu lugar. Ele fez isso por nós, para que nós pudéssemos entrar um dia no céu. Você crê no que Deus diz na Bíblia? Pode dizer de todo o seu coração: "Se Deus disse, eu creio " ? Isso é fé , é crer na Palavra de Deus. Por isso, preciso aceitar.....

O MARAVILHOSO RESENTE DE DEUS: Deus tem um presente para você ! O Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, morreu na cruz para que você pudesse receber esse pressente. Você lembra-se do seu último aniversário? Lembra dos presentes que recebeu? Você pagou pelos presentes? Trabalhou para ganhá-los? É claro que não! Eram presentes! Deus quer dar a você a vida eterna. Você não pode pagar, nem trabalhar para receber a vida eterna.. Você tem que crer no que Deus diz na Sua Palavra. Creia que esse maravilhoso presente é para VOCÊ. 'Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus' (Efésios 2: 8). Você quer aceitar o presente de Deus????

EU ACEITO O PRESENTE: Há muitas pessoas que crêem que o céu é um lugar maravilhoso... crêem até mesmo que Jesus Cristo morreu na cruz por cousa dos pecados.. . mas, não poderão entrar no céu. Sabe por quê? Porque não aceitaram a Cristo como seu Salvador pessoal. Em Apocalipse 3: 20 lemos: "Eis que estou à porta, e bato; se alguém (homem, mulher, menino ou menino) ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa". O Senhor Jesus está lhe dizendo: "Se você abrir a porta do seu coração, pela fé, isto é, crendo em Mim, dar-lhe-ei esse maravilhoso presente de vida. Este é o presente de Deus - a vida eterna! Você quer aceitá-LO agora, para que, um dia, possa ir ao belo lugar chamado céu? Tudo o que você tem a fazer é abrir a porta do seu coração e deixar Jesus entrar. Vamos abaixar a cabeça e fechar os olhos, enquanto você agradece o Senhor Jesus por ter morrido por você e pelo vida eterna que Ele lhe dá.

DANDO SEGURANÇA DA SALVAÇAO PARA A CRIANÇA: Depois que a criança aceitar a Cristo em seu coração, não se esqueça de lhe mostrar na Bíblia o que Deus diz sobre a salvação. Pergunte: Agora que você aceitou o Senhor Jesus Cristo em seu coração, terá que morrer pelo seu próprio pecado? Não ! Em ICoríntios 15:3, nós lemos que Cristo morreu pelos nossos pecados. Será que você preciso ser castigado pelo seu pecado? Não! Por que não? Porque o Senhor Jesus já foi castigado em seu lugar. E se você pecar novamente? (Leia 1 João 1:9 ). O Senhor Jesus estará SEMPRE ao nosso lado para nos ajudar. Podemos orar a Ele em qualquer momento. Onde Ele está? (Apocalipse 3: 20). No seu coração. Lemos em Hebreus 13: 5 que Ele jamais nos deixará ou abandonará. Repita para as crianças, as últimas palavras... "Eu nunca te deixarei, nem te desampararei", usando para cada palavra, um dedo da mão, e fazendo-o repetir algumas vezes. Mas você está vendo que está faltando uma coisa? Se a criança já sabe ler peça para ela ler na Bíblia, para que ore e para que testemunhe.

(Fonte: Texto adaptado por Ivaldira para o NOBEC)

NOBEC capacita Professores da Igreja Evangelica Congregacional Vale da Benção em Candeias - Jabotação/PE
















A EBD existe para ENSINAR a criança no caminho em que deve andar, ou seja, na presença de Deus.





É o momento onde se aprende a orar, a cantar, a conviver em grupo com outras crianças, e também é o momento onde APRENDEM a Palavra de Deus, numa linguagem simples, porém com sabedoria.

Igreja Evangelica Congregacional Vale da Benção











Mais fotos da Capacitação para Professor de Crianças

Capacitação para Professor na Igreja Congregacional Vale da Benção-Candeias




Se o Mestre falou, tá falado, temos mais que obedecer (musica de Aline Barros).

É isso aí, o NOBEC mais uma vez obedeceu o IDE e Pregai e Ensinai de Jesus. Esteve presente dia 16 de maio 2009 na vida dos professores de crianças da Igreja Evangelica Congregacional Vale da Benção em Candeia - Jaboatão / PE, realizando capacitação para o Ministério Infantil. Louvamos a Deus pela visão ministerial dos Prs. Andre, Fortunato que estiveram presentes durante todo o evento.

Ministramos os Seminários e Oficina:


Musicalização Infantil com a Profa Sandra Leonidas

Recursos Visuais - Profa. Ivaldira Tenório
Contação de Histórias Criativas

Parabenizamos a todos os professores que deram um show de criatividade.

Que o Senhor Jesus esteja derramando bençãos sem medidas sobre cada vida e ministério.

Leve o NOBEC para sua Igreja e faça o seu treinamento de Depto. Infantil


NOBECRECIFE - Visão Ministerial e Pastoral com Crianças
Rua Siqueira Campos, 251 - 1405 - Santo Antonio - Recife/PE - fones 34540695 / 88610695




Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695