domingo, 10 de outubro de 2010

“Método do Mestre dos Mestres”


Você quer se tornar o melhor professor possível? Observe então cuidadosamente o Mestre dos Mestres – O Senhor Jesus Cristo. O Senhor chamou a si mesmo de professor. Ele permitiu que os outros o chamassem de “Professor”. Até seus inimigos o reconheceram como “professor”. Os Evangelhos registram, pelo menos 45 sessões de ensino. Deus resolveu torná-las permanente para que pudéssemos aprender “observando” o maior professor que já viveu. Para obter maior proveito do exemplo do Senhor, leia as passagens que o mostram em ação enquanto você faz a você mesmo perguntas penetrantes.

I. EU POSSUO AS QUALIDADES PESSOAIS DO MESTRE DOS MESTRES?

 Jesus teve uma vida santa, de completa obediência ao Pai (Mateus 3:13-17 / 2 Corintios 5:21a e 1 Pedro 2:22).
 Ele envolveu seu ministério com oração, confiando plenamente no Pai (Marcos 1:35 / Lucas 5:16 e Lucas 6:12-16.).
 O Senhor era amigável, cordial e receptivo (Marcos 10:13-16 e Lucas 19:1-10).
 Ele se importava com as pessoas como indivíduos (Lucas 8:40-56 e Lucas 10:38-42)
 Jesus era amável, cheio de tato, mas direto – falava de maneira delicada (João 4:16-18).
 Ele servia aos outros de boa vontade (João 13:1-17)
 Respondia com sensibilidade às necessidades dos que o rodeavam (Mateus 17:24:27 / Lucas 5:4-10 e João 2:1-11).

II. SERÁ QUE APLICO OS PRINCPÍPIOS DE ENSINO DEMONSTRADOS POR JESUS?

 Jesus conhecia bem o seu tema e ensinava sistemática e completamente (Mateus 5:7)
 O Senhor adaptava-se ao tamanho da sua audiência – grandes multidões (Marcos 4:1,2) pequenos grupos (Lucas 22:14-20) indivíduos (Mateus 19:16-30 / João 3:1-21 e João 4:5-26)
 Ele considerava as circunstâncias e necessidades de seus ouvintes enquanto desenvolvia as lições (Mateus 4:18-19 e Lucas 14:7-11)
 Jesus ensinava a verdade de maneira sucinta, poderosa e clara (Marcos 2:2-12).
 Ele incluía ilustrações vívidas e estimulantes (Lucas 10:25-37 e Lucas 15:4-32)
 Não se deixava desviar do seu objetivo: dirigia-se ao ponto central das questões (João 4:7-25)
 O Senhor desafiava os alunos a aplicar a verdade que ouviram, mas nunca tentou forçar uma decisão de seus ouvintes (Marcos 10:17-27).
 Buscava continuamente glorificar o Pai e esclarecer e encorajar seus alunos (João 11:38-44 e João 15:1-17)

III. SERÁ QUE VARIO OS MEUS MÉTODOS PARA DAR VIDA AS MINHAS LIÇÕES ASSIM COMO O SENHOR FAZIA?

 Jesus consistentemente incorporou as Escrituras em seu ensino (Mateus 19:4-6 e Lucas 24:27,32,44,45)
 O Senhor considerava a história (ou parábola) como um método de ensino importante (Mateus 13:3-53 e Marcos 12:1-11)
 Ele usava situações da vida real como oportunidades para ensinar verdades espirituais (Mateus 12:1-8 e João 9:35)
 Ele, ás vezes, tirava proveito dos mal-entendidos ou discussões das pessoas como uma ponte para o ensino (Marcos 2:7-11 e Marcos 9:33-37).
 O Senhor via as perguntas dos alunos como oportunidade para ensinar (Mateus 13:10-23 / Mateus 17:19-21 e Mateus 9:33-37)
 O Senhor fazia perguntas para prender a atenção dos aprendizes e envolve-los no processo de aprendizado:

 Perguntas agradáveis concentravam a atenção deles na lição (Lucas 13:18,20)
 Perguntas provocativas faziam os ouvintes pensarem em si mesmos (Mateus 23:17 e Marcos 10:18)

 Jesus usava perguntas inquisitivas para saber no que os estudantes acreditavam ou o que haviam compreendido – no início de uma lição (Mateus 16:13,15 e Lucas 10:26) ou no final de uma sessão de ensino (Lucas 10:36,37)
 Jesus usava conversas informais, geralmente no estilo de perguntas e respostas, como um meio de ensino (João 3:1-21 e João 4:6-26).
 Ele fazia discursos ou palestras – especialmente quando o grupo era grande demais para serem usadas perguntas e respostas (Mateus 5, 6 e 7 e Mateus 18:1-14).
 Jesus usava o concreto para ensinar o abstrato:

 Ele apelava à imaginação com figuras de palavras e comparações interessantes que ajudavam os ouvintes a compreender conceitos abstratos difíceis (Mateus 23:37 / Marcos 10:25 / João 3:8 e João 15:1-10).
 Ele usava o conhecimento anterior dos seus discípulos, usando objetos e situações correntes como auxílios visuais; o item comum oferecia uma base para compreender verdades espirituais profundas (Mateus 6:26-30 / Mateus 22:19-21 e João 4:35).
 Jesus criava símbolos para ajudar seus alunos a compreenderem e lembrarem realidades espirituais (Mateus 26:26-29)

 Ele sempre incentivava seus alunos a aplicar a lição em sua vida diária (Mateus 6:33-34 / Lucas 10:37 e João 13:14)

IV. JESUS É O MEU SENHOR QUE ME CAPACITA E HABITA EM MIM?

O Senhor Jesus é muito mais do que um Professor perfeito: Ele é o nosso Salvador, nosso Deus, nosso Senhor, que habita em nós. Pelo fato de habitar em cada um de nós, podemos olhar para Ele com a certeza absoluta de que Ele irá moldar-nos, equipar-nos e ensinar por nosso intermédio. Deixe que Ele faça de você o melhor professor e a melhor pessoa que você pode ser. E você será alguém por meio de quem Ele pode produzir fruto eterno na vida das Crianças.
“Método do Mestre dos Mestres”

Você quer se tornar o melhor professor possível? Observe então cuidadosamente o Mestre dos Mestres – O Senhor Jesus Cristo. O Senhor chamou a si mesmo de professor. Ele permitiu que os outros o chamassem de “Professor”. Até seus inimigos o reconheceram como “professor”. Os Evangelhos registram, pelo menos 45 sessões de ensino. Deus resolveu torná-las permanente para que pudéssemos aprender “observando” o maior professor que já viveu. Para obter maior proveito do exemplo do Senhor, leia as passagens que o mostram em ação enquanto você faz a você mesmo perguntas penetrantes.

I. EU POSSUO AS QUALIDADES PESSOAIS DO MESTRE DOS MESTRES?

 Jesus teve uma vida santa, de completa obediência ao Pai (Mateus 3:13-17 / 2 Corintios 5:21a e 1 Pedro 2:22).
 Ele envolveu seu ministério com oração, confiando plenamente no Pai (Marcos 1:35 / Lucas 5:16 e Lucas 6:12-16.).
 O Senhor era amigável, cordial e receptivo (Marcos 10:13-16 e Lucas 19:1-10).
 Ele se importava com as pessoas como indivíduos (Lucas 8:40-56 e Lucas 10:38-42)
 Jesus era amável, cheio de tato, mas direto – falava de maneira delicada (João 4:16-18).
 Ele servia aos outros de boa vontade (João 13:1-17)
 Respondia com sensibilidade às necessidades dos que o rodeavam (Mateus 17:24:27 / Lucas 5:4-10 e João 2:1-11).

II. SERÁ QUE APLICO OS PRINCPÍPIOS DE ENSINO DEMONSTRADOS POR JESUS?

 Jesus conhecia bem o seu tema e ensinava sistemática e completamente (Mateus 5:7)
 O Senhor adaptava-se ao tamanho da sua audiência – grandes multidões (Marcos 4:1,2) pequenos grupos (Lucas 22:14-20) indivíduos (Mateus 19:16-30 / João 3:1-21 e João 4:5-26)
 Ele considerava as circunstâncias e necessidades de seus ouvintes enquanto desenvolvia as lições (Mateus 4:18-19 e Lucas 14:7-11)
 Jesus ensinava a verdade de maneira sucinta, poderosa e clara (Marcos 2:2-12).
 Ele incluía ilustrações vívidas e estimulantes (Lucas 10:25-37 e Lucas 15:4-32)
 Não se deixava desviar do seu objetivo: dirigia-se ao ponto central das questões (João 4:7-25)
 O Senhor desafiava os alunos a aplicar a verdade que ouviram, mas nunca tentou forçar uma decisão de seus ouvintes (Marcos 10:17-27).
 Buscava continuamente glorificar o Pai e esclarecer e encorajar seus alunos (João 11:38-44 e João 15:1-17)

III. SERÁ QUE VARIO OS MEUS MÉTODOS PARA DAR VIDA AS MINHAS LIÇÕES ASSIM COMO O SENHOR FAZIA?

 Jesus consistentemente incorporou as Escrituras em seu ensino (Mateus 19:4-6 e Lucas 24:27,32,44,45)
 O Senhor considerava a história (ou parábola) como um método de ensino importante (Mateus 13:3-53 e Marcos 12:1-11)
 Ele usava situações da vida real como oportunidades para ensinar verdades espirituais (Mateus 12:1-8 e João 9:35)
 Ele, ás vezes, tirava proveito dos mal-entendidos ou discussões das pessoas como uma ponte para o ensino (Marcos 2:7-11 e Marcos 9:33-37).
 O Senhor via as perguntas dos alunos como oportunidade para ensinar (Mateus 13:10-23 / Mateus 17:19-21 e Mateus 9:33-37)
 O Senhor fazia perguntas para prender a atenção dos aprendizes e envolve-los no processo de aprendizado:

 Perguntas agradáveis concentravam a atenção deles na lição (Lucas 13:18,20)
 Perguntas provocativas faziam os ouvintes pensarem em si mesmos (Mateus 23:17 e Marcos 10:18)

 Jesus usava perguntas inquisitivas para saber no que os estudantes acreditavam ou o que haviam compreendido – no início de uma lição (Mateus 16:13,15 e Lucas 10:26) ou no final de uma sessão de ensino (Lucas 10:36,37)
 Jesus usava conversas informais, geralmente no estilo de perguntas e respostas, como um meio de ensino (João 3:1-21 e João 4:6-26).
 Ele fazia discursos ou palestras – especialmente quando o grupo era grande demais para serem usadas perguntas e respostas (Mateus 5, 6 e 7 e Mateus 18:1-14).
 Jesus usava o concreto para ensinar o abstrato:

 Ele apelava à imaginação com figuras de palavras e comparações interessantes que ajudavam os ouvintes a compreender conceitos abstratos difíceis (Mateus 23:37 / Marcos 10:25 / João 3:8 e João 15:1-10).
 Ele usava o conhecimento anterior dos seus discípulos, usando objetos e situações correntes como auxílios visuais; o item comum oferecia uma base para compreender verdades espirituais profundas (Mateus 6:26-30 / Mateus 22:19-21 e João 4:35).
 Jesus criava símbolos para ajudar seus alunos a compreenderem e lembrarem realidades espirituais (Mateus 26:26-29)

 Ele sempre incentivava seus alunos a aplicar a lição em sua vida diária (Mateus 6:33-34 / Lucas 10:37 e João 13:14)

IV. JESUS É O MEU SENHOR QUE ME CAPACITA E HABITA EM MIM?

O Senhor Jesus é muito mais do que um Professor perfeito: Ele é o nosso Salvador, nosso Deus, nosso Senhor, que habita em nós. Pelo fato de habitar em cada um de nós, podemos olhar para Ele com a certeza absoluta de que Ele irá moldar-nos, equipar-nos e ensinar por nosso intermédio. Deixe que Ele faça de você o melhor professor e a melhor pessoa que você pode ser. E você será alguém por meio de quem Ele pode produzir fruto eterno na vida das Crianças.

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