terça-feira, 7 de junho de 2011

Recursos Visuais promovem uma melhor assimilação do ensino

 
Aventais feito pelo NOBEC-Rio de Janeiro - Rosenir Vieira















Fantoches feito pelo Tio Kim, NOBEC-RJ


O recurso visual torna o ensino claro, possibilitando uma melhor compreensão e assimilação . Também os usamos para tornar a aula mais atrativa, participativa e agradável.

Podem ser eles: gravuras, cartazes, bonecos de reciclagem , fantoches, aventais, flanelógrafo, quadro de pregas, teatros de mesa, maquetes, um simples objeto... O importante é que este traga clareza sobre o que você está ensinando para as crianças.
Os recursos visuais auxiliam na disciplina


Em uma aula bem preparada com os recursos apropriados, manejados adequadamente pelo professor, a indisciplina ocorre com menos frequência do que numa “aula sem graça”.

Até o aluno mais indiferente vai parar para ver e ouvir se o que estiver sendo exposto for atraente aos olhos, então ele ouvirá e esse é o nosso papel, fazer com que eles ouçam e ouvindo creiam nos ensinamentos Bíblicos.

O ambiente em que as crianças se encontram também contribui para assimilação do ensino
Sua sala de aula pode ser um recurso favorável, ou não, ao processo ensino-aprendizagem.

Faça um teste: Dê aula para um grupo de crianças em uma sala de aula sem nenhuma decoração, depois dê outra aula para a mesma turma em uma sala decorada (mesmo que a decoração seja simples) observe em qual sala você terá uma melhor participação.

Dica: O professor que deseja fazer da sua aula um momento de “Aprendizagem Bíblica” deve enriquecê-la com recursos visuais.

Podendo usar visuais em todos os momentos de sua aula: ensinando versículos, ensinando cânticos, em períodos especiais, concurso, principalmente na lição Bíblica.

E não esqueça a presença e o uso da Bíblia na sala é o nosso melhor recurso visual.

Fonte: Multiply Paula Belquice




Nenhum comentário:

Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695