sábado, 31 de dezembro de 2011

COMO ESTÁ A SUA RELAÇÃO COM DEUS?

E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. Efésios 6:4

Há alguns dias assisti a uma reportagem em nosso jornal local sobre uma escola no interior do Rio Grande do Sul que começou o ano letivo com uma surpresa: havia turmas separadas de meninos e meninas. A diretora decidiu adotar essa medida para tentar melhorar a qualidade das aulas, já que elas eram tumultuadas. Havia competição e desentendimento entre os adolescentes. A medida deu certo e agradou aos professores, pais e principalmente aos jovens. A convivência entre eles continua, mas ficou restrita à entrada, saída e intervalos para o lanche. O rendimento escolar melhorou consideravelmente.
Mas como agora virou moda consultar “especialistas” para opinar sobre novidades, ouviram o parecer de uma psicóloga que não arriscou abertamente posição contrária ou favorável (nem precisava!), mas ressaltou alguns pontos:
- Aquilo significava um retrocesso para a educação, já que medidas semelhantes há muito foram abolidas (mesmo tendo bons resultados!);
- Os adolescentes precisavam conviver juntos para respeitar suas diferenças (mesmo que isso signifique prejudicar seu próprio aprendizado!);
- Os alunos não foram consultados quanto à implantação da novidade (o que é isto?!).
São opiniões iguais a estas que formam hoje pais patéticos e filhos histéricos e tiranos! Crianças precisam ser ouvidas, compreendidas, nunca obedecidas! Deus estabeleceu uma hierarquia desde a criação do mundo e ordena que a obedeçamos para que sejamos abençoados: filhos obedecem a seus pais e todos obedecem ao Pai maior, criador de tudo, que nos deixou um manual perfeito (a Bíblia) nos ensinando a educar nossos filhos e a nós mesmos. Mas se nós, pais, não refletimos Deus no nosso dia-a-dia, como exemplar os pequenos? Muitas crianças acham que Jesus é um personagem de ficção como os dos seus jogos de computador e Deus é o “Papai do céu” que está muito longe de nós. Como teremos crianças e adolescentes servindo a Deus se somos pais que servimos ao mundo? As atitudes da maioria das crianças e jovens de hoje denotam uma falta enorme de limites e bons exemplos em suas vidas. Egoístas, chantagistas, tendo seu umbigo como o centro do mundo e desconhecendo a palavra “respeito”.
Como está minha relação com Deus? Será que O conheço realmente a ponto de poder falar dEle ao meu filho? Será que conseguirei explicar a importância de tê-Lo em minha vida para que meu filho não se transforme em um adulto extremamente egoísta e materialista que acha que tudo o que conquistou foi por si mesmo e que pessoas são instrumentos usados para se obter algo que os favoreça? Será que minhas atitudes demonstram respeito e obediência a Deus para que eu cobre o mesmo dele com relação a mim? Precisamos lembrar que ter honestidade e caráter não é nada mais do que nossa obrigação, a diferença está na obediência e respeito ao verdadeiro provedor de tudo o que temos, inclusive de nossos filhos, que Ele nos deu para que os educássemos e criássemos de acordo com Seus mandamentos e isso nos será cobrado. Mesmo aos que, como eu, já criaram seus filhos ou aos que não os têm, também cabe a responsabilidade de alertar a pais desobedientes para que não sejamos responsáveis por suas almas e para que possamos tornar este mundo carente de Deus um pouco mais suportável.

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Efésios 6:1

Nenhum comentário:

Seu carinho me anima a prosseguir.

Arquivo do blog

Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina - Cora Coralina

Seja Bem Vindo!

Espero que goste deste Blog! Foi feito especialmente para aqueles que amam o Ministério Infantil e desejam aprender mais de Deus.

Tem dicas para Educadores, Evangelistas de Crianças, Pastores e Amigos das crianças. Também temos muitas sugestões para ajudar em sala de aula.

Ele não é só do NOBEC , é seu também. Seja um seguidor valoroso.

"Fiquem contentes e alegres, pois o Eterno lhes dará boas colheitas e abençoará tudo o que vocês fizerem" Dt. 16:15


Rua Siqueira Campos,251/1405 - Santo Antonio - Recife/PE

Fones 81-88610695 - 88887301 - 34540695